Bloqueio do X no Brasil não prejudica finanças da rede social, diz jornal

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

05/09/2024 - 11:002 min de leitura

Bloqueio do X no Brasil não prejudica finanças da rede social, diz jornal

Fonte : GettyImages

A proibição do uso da rede social X (o antigo Twitter) no Brasil foi um golpe duro para a empresa em quantidade de usuários, mas não em termos financeiros. A informação é da Bloomberg, com base em dados de 2021 sobre a plataforma.

De acordo com a reportagem, a receita anual do então Twitter no Brasil naquele ano, o último antes da gestão de Elon Musk, foi algo entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões. Na prática, isso representa "cerca de 2% das vendas totais da companhia".

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A receita do X vem tanto da venda e exibição de anúncios quanto das assinaturas do X Premium, a modalidade paga de uso da rede social — que ainda não existia no atual formato em 2021. 

Por se tratarem de dados desatualizados, não é possível dimensionar o tamanho das perdas com precisão. De 2021 para cá, a rede social já passou por uma debandada de anunciantes, viu sua base de usuários se transformar e ganhou planos pagos. Todos esses fatores podem modificar completamente os números da empresa no mundo e no Brasil.

A Bloomberg tentou obter acesso a valores atualizados, mas representantes da companhia não responderam às solicitações. Como toda a operação do X no Brasil foi fechada a mando de Musk, também não é possível obter essa informação por aqui.

Usuários brasileiros fazem falta no X

A matéria questiona, porém, se esse valor não é importante para uma empresa que ainda está com problemas financeiros e precisa de toda renda possível para equilibrar as contas.

Além da fuga de anunciantes por causa da falta de moderação na rede social e comentários do próprio Musk, que geraram uma queda brusca na receita global, o X ainda não teve as dívidas da aquisição quitadas pelo bilionário.

Por outro lado, ainda segundo a Bloomberg, a quantidade de brasileiros que deixou de acessar a rede social após a medida do ministro Alexandre de Moraes é significativa para a plataforma.

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Dados do eMarketer estimam que a rede social tinha cerca de 40 milhões de usuários ativos mensais na região — um número que já estava em queda anual e que será possivelmente menor após o banimento.

Também baseadas em postagens curtas de texto, o Threads e especialmente o Bluesky foram adotados pelos usuários brasileiros que estavam em busca de uma plataforma parecida.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


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