menu
Tecmundo
Internet

Influencer processa mais de 230 perfis por associá-lo ao crime de pedofilia

O youtuber conhecido como Felca entrou com uma ação judicial contra 233 perfis por associá-lo ao crime de pedofilia, mas oferece doação como alternativa para encerrar o litígio

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

08/08/2025, às 11:00

O youtuber Felipe Brassanim, conhecido como Felca, entrou com uma ação judicial contra 233 perfis do X (antigo Twitter) por associações indevidas ao crime de pedofilia. Como alternativa ao processo, o influenciador oferece a possibilidade de um acordo: a doação de R$ 250 a uma instituição voltada à proteção da infância e ao combate à exploração sexual infantil.

O anúncio foi feito no final do vídeo “Adultização”, publicado na última quarta-feira (6), a partir dos 47 minutos e 20 segundos. No material, Felca investiga o comportamento de perfis de meninas menores de idade nas redes sociais, o que motivou a polêmica.

Durante a apuração para o vídeo, uma pessoa notou que Felca seguia uma das adolescentes citadas e usou isso como base para acusá-lo publicamente no X. O criador de conteúdo alega que o follow no Instagram foi feito apenas com o objetivo de mapear e investigar o conteúdo, e considera as postagens como difamatórias. Após a repercussão, o perfil original foi excluído, mas outras centenas replicaram as acusações.

Segundo Felca, esse tipo de acusação é leviana e banaliza um crime extremamente grave. “A única pessoa que ganha quando a palavra ‘pedofilia’ é vulgarizada é o próprio pedófilo”, disse ele. A ação judicial visa responsabilizar legalmente os perfis que, direta ou indiretamente, o associaram ao crime.

Motivações e destino dos valores

No vídeo, Felca explica que a ação judicial tem dois principais motivos: “Primeiro, eu me envolvo de forma emocional com o tema. Eu conheço pessoas que foram vítimas de abuso sexual e tenho completo asco por esse crime. Na minha concepção, é um dos crimes mais hediondos. A segunda motivação é que a única pessoa que ganha quando a palavra ‘pedofilia’ é vulgarizada é o próprio pedófilo.”

Ele ainda esclareceu que não ficará com os valores que eventualmente forem obtidos por meio das ações judiciais. Todo o dinheiro será destinado a instituições de caridade.

Como funciona o acordo por doação

Felca afirmou que, caso os processados queiram encerrar o litígio, podem doar R$ 250 a uma das seguintes instituições:

  • Childhood;
  • Instituto Libera;
  • Aldeias Infantis SOS Brasil;
  • Eu Me Protejo;
  • Fundação Abrinq.

Após a doação, é necessário enviar o comprovante por e-mail ao youtuber e publicar um pedido de desculpas no próprio perfil citado na ação.

— João de Senzi (@joaosenzi) August 7, 2025

Quer saber mais sobre o caso Felca e outros assuntos que movimentam as redes? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, YouTube, X e Facebook para acompanhar todas as atualizações do universo digital e da cultura online.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.

star

Continue por aqui