Exército instala cabos em rios para trazer banda larga à Amazônia

Por Felipe Gugelmin Valente

20/03/2015 - 09:311 min de leitura

Exército instala cabos em rios para trazer banda larga à Amazônia

Fonte : G1

Imagem de Exército instala cabos em rios para trazer banda larga à Amazônia no site TecMundo

O Exército Brasileiro, junto à Rede Nacional de Pesquisas (RNP) adotou uma nova estratégia para trazer conexão de alta velocidade à região da Amazonia. A entidade passou a instalar cabos no fundo de rios em uma iniciativa que de certa forma “revive” o projeto que planejava um telégrafo entre Bélem e Manaus, criado em 1896.

A adoção de cabos subfluviais foi a solução encontrada para evitar as complicações que a travessia da floresta e a fronteira com outros países da América do Sul traziam. “Como a população das cidades vive à margem dos rios, a rota de navegação e transporte é o rio. É a solução menos intrusiva”, afirmou ao G1 o General Decílio de Medeiro Sales, chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército.

O plano envolve a construção de 7,8 mil quilômetros de infovias pelos rios Negro, Solimões, Purus e Juruá, com custo estimado em R$ 1 bilhão e conclusão prevista para 2017. A tecnologia adotada vai permitir conexões de até 100 Gigabit por segundo, que também deve atender ao governo do Amazonas e órgãos públicos.

undefined

A implementação dos cabos já começou, com a conexão de dois postos militares em Manaus — a próxima fase deve cobrir os 200 quilômetros que liga a cidade a Coari, a um custo de R$ 15 milhões. O avanço do projeto deve contar com investimentos feitos por empresas de telecomunicações e o próprio governo, que devem injetar o dinheiro necessário para as ações.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também