Para Steve Jobs, o iPad era um repelente de Android

Por Felipe Gugelmin Valente

05/11/2013 - 11:541 min de leitura

Para Steve Jobs, o iPad era um repelente de Android

Fonte :

Imagem de Para Steve Jobs, o iPad era um repelente de Android no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)

Apesar de o iPhone ter sido responsável por provocar uma revolução no mundo das comunicações portáteis, em 2009 a Apple já sofria com uma dura competição no mercado de smartphones. Graças ao Android, a empresa começava a perder espaço devido ao fato de o sistema operacional de sua concorrente ter conquistado a preferência de diversas fabricantes.

Segundo um novo livro escrito por Fred Bogelstein, frente a esse cenário, Steve Jobs decidiu criar uma plataforma que barrasse o avanço da plataforma da Google — o iPad, considerado por ele um verdadeiro “repelente de Android”. “Talvez mais pessoas do mundo tivessem aparelhos Android do que iPhone”, explica o autor. “Mas quem tinha o iPhone também teria o iPad, o iPod Touch e outros aparelhos baseados no mesmo sistema operacional”, algo que, na visão de Jobs, beneficiaria muito mais a sua empresa a longo prazo.

Esse posicionamento explicaria porque a Apple vende seu tablet por preços superiores aos praticados à concorrência e se mostra relutante em entrar no segmento de gadgets econômicos. Segundo Bogelstein, é mais interessante para a companhia manter uma base de usuários fieis do que conquistar o mercado como um todo. “Somente alguém com a autoconfiança de Jobs teria coragem de estabelecer esse patamar”, afirma o escritor.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes