Apple ganha o direito de usar a marca iPhone oficialmente no Brasil

Por Felipe Gugelmin Valente

24/09/2013 - 08:381 min de leitura

Apple ganha o direito de usar a marca iPhone oficialmente no Brasil

Fonte :

Imagem de Apple ganha o direito de usar a marca iPhone oficialmente no Brasil no site TecMundo

O IPHONE da Gradiente (Fonte da imagem: Divulgação/Gradiente)

A disputa entre a Gradiente e a Apple pelo direito de uso do nome iPhone no Brasil teve resultados positivos para a companhia da Maçã. O juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, decidiu que a empresa estadunidense tinha razão ao reclamar da atitude da marca brasileira, que queria proibir a venda dos conhecidos smartphones em território nacional.

Na prática, ficou determinado que a Gradiente não é a dona da marca iPhone usada de forma isolada, o que implica que o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) deve cancelar o registro já concedido. Após isso, o órgão deverá republicar a decisão de forma a deixar claro que ambas as companhias podem utilizar o nome na hora de vender seus produtos.

“Como a Autora não pretende a nulidade da marca ‘GRADIENTE IPHONE’, mas apenas que a empresa Ré seja obrigada a não utilizar a expressão IPHONE isoladamente, entendo que a mesma está requerendo o que já existe atualmente no mercado, sem trazer prejuízos a nenhuma das envolvidas, protegendo a sua conquista, assim como o registro concedido pelo INPI, para que a Ré possa comercializar o seu smartphone o nome de ‘GRADIENTE IPHONE’”, afirma trecho da decisão.

Em outras palavras, agora o mercado brasileiro conta com dois dispositivos com nomes parecidos, mas cuja identidade fica difícil de confundir. Por um lado, há o conhecido iPhone, da Apple, enquanto por outro ainda será possível encontrar nas lojas o Gradiente iPhone, aparelho que nada tem a ver com aquilo que é desenvolvido em Cupertino. A empresa brasileira tem 15 dias para recorrer da decisão.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também