Oito anos de evolução: compare fotos tiradas com o Nokia N95 e o Lumia 930

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

12/05/2015 - 04:441 min de leitura

Oito anos de evolução: compare fotos tiradas com o Nokia N95 e o Lumia 930

Fonte : All About Symbian/Steve Litchfield

Imagem de Oito anos de evolução: compare fotos tiradas com o Nokia N95 e o Lumia 930 no tecmundo

O Nokia N95 foi um dos primeiros celulares com câmera de 5 MP no mercado. Em 2007, quando ele foi lançado, essa era uma verdadeira revolução na fotogafia móvel — ele tinha sensor com tamanho 1/2.5" e lentes Carl Zeiss.

O site All About Symbian resolveu comparar o modelo com um dispositivo lançado bem depois: o Lumia 930, que possui uma câmera com mais megapixels (porém capacidade de tirar fotos em 5 MP) e o mesmo tamanho de sensor. Como esses dois detalhes não fazem todo o diferencial na composição de uma boa foto e nem são as tecnologias que mais importam na qualidade de um retrato, é curioso notar o que tanto mudou de oito anos para cá.

As evoluções são notáveis: a sensibilidade do sensor aumentou radicalmente, sendo possível capturar mais detalhes em fotos tiradas sob baixa iluminação. A lente também foi aprimorada e a abertura alargada permite maior entrada de luz. A estabilização óptica de imagem é facilmente detectada. Quem realizou o teste também notou um processamento de foto mais rápido e potente (desde ligar a câmera até velocidade do foto e tempo de captura). Por fim, a conversão do documento em formato RAW para JPG resulta em fotos com maior resolução.

Galeria 1

É curioso perceber, entretanto, que as fotos do Nokia N95 não são de se jogar fora mesmo em 2015. Vale lembrar que o primeiro smartphone com cãmera também foi da fabricante finlandesa: o Nokia 7650, com 0,3 MP (o famoso VGA).

Na galeria de imagens, a comparação é feita da seguinte maneira: primeiro, estão as fotos do Lumia 930. Em seguida, os retratos tirados praticamente do mesmo lugar pelo Nokia N95.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também