Apple contraria Trump e transfere produção do novo Mac Pro para a China

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/07/2019 - 06:411 min de leitura

Apple contraria Trump e transfere produção do novo Mac Pro para a China

Fonte :

Imagem de Apple contraria Trump e transfere produção do novo Mac Pro para a China no tecmundo

Segundo o The Wall Street Journal, a Apple trocou a produção do novo Mac Pro — vulgo "ralador de queijo" — para a China. Essa decisão retira o processo de uma fábrica na cidade texana de Austin, nos Estados Unidos, onde ele ocorria desde 2013. A partir de agora, quem vai cuidar da montagem é a Quanta Computer, que fica em uma região próxima de Xangai e já é próxima das fornecedoras tradicionais da Maçã.

A medida pode parecer irrelevante, mas tem um forte significado político. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde a campanha eleitoral critica a decisão da Maçã de fabricar e montar a maior parte dos produtos de seu catálogo na China, deixando de gerar empregos para norte-americanos. 

Além disso, com a recente guerra comercial entre Trump e China, tarifas alfandegárias de bens importados entre as nações podem chegar a 25% — e isso pode encarecer a produção de vários produtos da marca, incluindo o do já salgado Mac Pro.

O lado da Maçã

A fábrica em Austin não deve sofrer muito com a mudança, mas sim deixar de ganhar um novo contrato. Atualmente, ela cuida da remanufaturação de outros produtos, além de produzir modelos para empresas parceiras, como a HP.

Em defesa, a Apple garante que o Mac Pro foi projetado totalmente nos EUA e contém componentes de vários países, além de ressaltar que a montagem final do dispositivo é apenas um entre os vários processos que deixam um eletrônico pronto para as prateleiras. 


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também