Amigas e rivais: monitores NVIDIA G-Sync suportarão placas de vídeo AMD

Por Ramalho Lima

26/11/2019 - 09:002 min de leitura

Amigas e rivais: monitores NVIDIA G-Sync suportarão placas de vídeo AMD

Fonte :

Imagem de Amigas e rivais: monitores NVIDIA G-Sync suportarão placas de vídeo AMD no tecmundo

De acordo com o TFT Central, a NVIDIA está expandindo o suporte de sua tecnologia G-Sync para placas de vídeo fabricadas pela sua rival, a AMD. Até 2018, cada empresa mantinha sua tecnologia em uma competição bem demarcada, e sem nenhum indício de que elas poderiam “conversar” entre si.

Com o tempo, a NVIDIA acabou cedendo, já que sua tecnologia proprietária requer que um módulo à parte seja embutido nos monitores, e esse processo limitou o número de monitores G-Sync no mercado. Em janeiro deste ano, a empresa incluiu o suporte para monitores FreeSync em suas GPUs GeForce, por meio de driver.

Mesmo com a alta demanda de placas NVIDIA no segmento gamer, a tecnologia FreeSync, da AMD, se estabeleceu de forma mais consistente, uma vez que é mais simples e mais barata de ser introduzida.

Monitores G-Sync com placas AMD

Fonte: YouTube/NVIDIA/Divulgação

Agora, a NVIDIA confirmou que os monitores com os novos módulos G-Sync suportarão tanto o HDMI-VRR (variable refresh rate) quanto o adaptative-sync para HDMI e DisplayPort. Em outras palavras, os próximos monitores G-Sync funcionarão com ambas as placas NVIDIA GeForce e AMD Radeon.

A companhia deixou claro que monitores antigos não poderão contar com o novo recurso, uma vez que é necessário uma atualização de firmware que só será feita por ela própria.

No momento, há dois monitores que já receberam uma atualização de firmware e passaram a suportar o VRR com GPUs AMD: o Acer Predator X27P e o Acer Predator XB273 X.

PS5 e Xbox Scarlett também serão suportados

Como os próximos consoles da Sony e Microsoft, que usam chip gráfico AMD, provavelmente suportarão o VRR, assim como já ocorre no Xbox One X, eles também poderão ser usados em conjunto com os novos monitores G-Sync.

O processo de suporte será um pouco lento, uma vez que necessita da chegada de novo hardware ao mercado. De qualquer forma, é bom perceber que, dentro de alguns anos, usuários NVIDIA e AMD poderão desfrutar de uma experiência de jogo mais fluida, não importando a tecnologia do monitor.


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


Veja também