GoPro demite 200 funcionários e CEO fica sem salário até 2021

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

16/04/2020 - 06:301 min de leitura

GoPro demite 200 funcionários e CEO fica sem salário até 2021

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A fabricante de action cams GoPro anunciou nesta quarta-feira (15) uma série de medidas de reestruturação da companhia em tempos de novo coronavírus. O objetivo é não só reduzir o impacto financeiro causado pela pandemia, mas também aproveitar o momento para fazer alterações já planejadas nos negócios.

Para começar, 200 funcionários foram dispensados — o que significa mais de 20% do efetivo atual da companhia. Além disso, os escritórios foram reduzidos onde havia essa possibilidade e gastos corporativos previstos para 2020 e 2021 também foram enxugados. O próprio CEO e fundador da companhia, Nicholas Woodman, dispensou o seu salário até o final deste ano. O conselho diretor da companhia também voluntariamente deixará de receber compensações financeiras de 2020. 

Todas essas mudanças fazem parte de um plano anteriormente estabelecido pela companhia, mas antecipado por causa da pandemia: a mudança da maioria do seu modelo de negócios para o comércio direto para o consumidor. O principal motivo que levou a marca a fazer isso é a "influência negativa" da covid-19 na rede de distribuição da GoPro, ou seja, problemas de abastecimento no varejo e em parceiros de distribuição. Entretanto, a empresa garante que vai continuar vendendo seus produtos em estabelecimentos de terceiros em alguns mercados selecionados, onde o consumidor já declarou preferir compras offline ou indiretas.

Novas previsões financeiras

Segundo a empresa, essas medidas não vão afetar o calendário de lançamentos de hardware, software e serviços de assinatura planejados para smartphones e câmeras. Os mais recentes lançamentos da empresa no setor mais consagrado da marca são os modelos Hero 8 e GoProMax.

Entretanto, ela remodelou o seu planejamento financeiro para o ano fiscal já com os impactos gerados. A receita gerada em vendas no primeiro trimestre de 2020, por exemplo, será apenas de US$ 119 milhões — bem abaixo do mesmo período do ano passado, quando ela gerou US$ 528 milhões no setor. Mais informações podem ser encontradas no comunicado oficial da empresa.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


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