Jeff Bezos, CEO da Amazon, é agora 2x mais rico que Zuckerberg

Por Camilla Silva

30/04/2020 - 02:001 min de leitura

Jeff Bezos, CEO da Amazon, é agora 2x mais rico que Zuckerberg

Fonte :  Bloomberg/Reprodução 

Imagem de Jeff Bezos, CEO da Amazon, é agora 2x mais rico que Zuckerberg no tecmundo

Segundo ranking da Bloomberg, Jeff Bezos tem fortuna duas vezes maior que a de Mark Zuckerberg. Conforme a avaliação, o CEO da Amazon é hoje considerado a pessoa mais rica do mundo, com patrimônio líquido estimado em US$ 140 bilhões, enquanto o líder do Facebook ocupa a quinta posição, com US$ 69,9 bilhões.

Desde o início do ano, Bezos viu seus negócios gerarem o acréscimo de US$ 25 bilhões ao seu patrimônio, devido sobretudo à pandemia do coronavírus e consequente ampliação do interesse por compras online na Amazon. Assim, agora ele está cerca de US$ 35 bilhões a frente de Bill Gates, vice-líder do índice.

Ranking de pessoas mais ricas do mundo até abril de 2020.Ranking de pessoas mais ricas do mundo até abril de 2020.

Embora Zuckerberg ainda esteja em uma alta posição, seu patrimônio líquido passou por encolhimento de US$ 8,4 bilhões desde janeiro. Sua companhia engloba as plataformas sociais ou de comunicação mais usadas no mundo, como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Riqueza marcada por controvérsias

Para atender à demanda decorrente do isolamento social, a Amazon teve de ampliar suas operações mundiais. Contudo, manifestações de funcionários da gigante varejista revelaram que medidas de segurança contra a covid-19 não foram adotadas durante as atividades de trabalho em várias partes do mundo — o que culminou em demissões.

Com isso, a companhia virou alvo de ordem judicial na França, onde teve de restringir o envio apenas de itens essenciais. Também foi obrigada a fornecer equipamentos de prevenção aos colaboradores e fechar parte de seus armazéns de distribuição até 5 de maio.

Nos Estados Unidos, a Amazon ainda pode ser investigada por práticas de monopólio. O senador Josh Hawley pretende abrir um processo para avaliar se a empresa de Bezos usa dados de vendedores parceiros para o desenvolvimento de produtos próprios.

Veja também