'Baterias secretas' da Tesla reduziriam preços de carros elétricos

Por André Luiz Dias Gonçalves

14/05/2020 - 10:302 min de leitura

'Baterias secretas' da Tesla reduziriam preços de carros elétricos

Fonte :  Tesla/Divulgação 

Imagem de "Baterias secretas" da Tesla reduziriam preços de carros elétricos no tecmundo

A Tesla está preparando o lançamento de uma nova bateria de longa duração e baixo custo, com a qual a companhia pretende tornar os carros elétricos mais acessíveis, praticando preços semelhantes aos dos veículos movidos à combustão. A novidade deve chegar primeiro à China, até o início de 2021, equipando o Model 3, segundo a Reuters.

Desenvolvida em parceria com a fabricante chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), ela utiliza uma tecnologia criada pelos especialistas acadêmicos recrutados por Elon Musk. A bateria traz inovações como baixo teor de cobalto e o uso de aditivos e materiais para reduzir o estresse interno, possibilitando armazenar mais energia por períodos maiores — é prevista uma autonomia de 1,6 milhão de quilômetros.

Ainda de acordo com a publicação, outros carros da Tesla também deverão ser equipados com versões diferenciadas dela, incluindo maior densidade de energia e capacidade de armazenamento, além de custos até mais baixos. Elas estariam sendo preparadas para lançamento em mais mercados, não ficando somente no chinês.

O Tesla Model 3 deve ser o primeiro veículo a contar com a nova bateria.O Tesla Model 3 deve ser o primeiro veículo a contar com a nova bateria.

O projeto para lançar carros elétricos mais baratos inclui também a implementação de processos para tornar a produção automatizada e de alta velocidade, na Gigafactory. Com isso, seria possível reduzir os custos de mão de obra e aumentar consideravelmente a fabricação.

Planos ambiciosos

Conforme as fontes ouvidas pela agência, os planos de Musk com esta nova bateria de longa duração são bastante ambiciosos. Além de reformular os custos dos elétricos, ele quer colocar a Tesla no mesmo patamar das empresas fornecedoras de energia convencionais, competindo com elas.

A ideia é usar uma frota global com mais de 1 milhão de veículos elétricos, que teriam a capacidade de conectar e compartilhar energia com a rede, fornecendo eletricidade para empresas e consumidores. 

Outro projeto em andamento é reciclar e recuperar metais como níquel, lítio e cobalto, criando novas soluções para as baterias usadas.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes