Amazon cria divisão para lutar contra produtos falsificados

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

25/06/2020 - 03:001 min de leitura

Amazon cria divisão para lutar contra produtos falsificados

Fonte :

Imagem de Amazon cria divisão para lutar contra produtos falsificados no tecmundo

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (24) a criação de uma divisão chamada Unidade de Crimes de Falsificação, um grupo que será responsável por detectar itens piratas na loja online e diminuir a presença desse tipo de mercadoria na plataforma.

A unidade será global e composta por investigadores, advogados e analistas de dados, responsáveis inicialmente até por impedir que o produto seja listado por um vendedor. Como resultado, a companhia não deve apenas remover os anúncios, mas também acionar judicialmente os responsáveis.

Informações serão cruzadas com empresas de pagamento e outros serviços externos, com as marcas sendo consultadas a todo momento para fornecerem mais informações a respeito de como identificar se o item é original ou não. As próprias fabricantes têm desde 2019 o poder de denunciar a presença de falsificações no serviço.

Ações anteriores

Só em maio de 2020, antes da criação do grupo, operações da Amazon contra produtos falsificados foram bem sucedidas em diversas regiões, incluindo China, Canadá, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos. 

Anteriormente, a empresa já tinha alguns mecanismos de combate a esse tipo de crime, incluindo uma camada extra de verificação do registro dos vendedores. Mesmo assim, seções como a de cabos e carregadores ainda estavam cheias de acessórios vendidos como se fossem verdadeiros.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes