Vivo, TIM e Claro têm multas convertidas em obrigações

Por André Luiz Dias Gonçalves

28/08/2020 - 08:002 min de leitura

Vivo, TIM e Claro têm multas convertidas em obrigações

Fonte :  Flickr/Anatel 

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai converter multas aplicadas a três operadoras em sanções de obrigação de fazer. A decisão do Conselho Diretor beneficia Vivo, TIM e Claro, que haviam sido multadas por descumprirem regras.

No caso da Telefônica/Vivo, a multa de R$ 4,2 milhões se devia ao descumprimento das obrigações de compromisso de abrangência do Edital de Licitação nº 004/2012, para ampliação da cobertura da rede 4G em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Com a decisão, o colegiado determina que a tele invista em infraestrutura de telecomunicações em regiões de baixa atratividade econômica e grande interesse social. Serão beneficiadas oito cidades mineiras e sete no território fluminense.

A Anatel pode anular a decisão, caso as operadoras não se manifestem quanto às novas determinações.A Anatel pode anular a decisão, caso as operadoras não se manifestem quanto às novas determinações.

A Vivo também está envolvida em outro caso, como sucessora da Global Village Telecom (GVT), referente ao Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). A multa de R$ 16,5 milhões foi convertida na obrigação da construção e manutenção, por três anos, de backhaul de alta capacidade de fibra óptica, em municípios a serem escolhidos de uma lista de 41 opções, em 10 estados.

Claro e TIM

Multada em R$ 916 mil por infrações cometidas a dispositivos do Regulamento de Gestão de Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, a Claro teve a sanção convertida na obrigação de construir backhaul de fibra óptica em seis municípios mineiros, além da manutenção por três anos.

Já a TIM teve uma multa de R$ 846 mil convertida na obrigação de instalar fibra óptica nos municípios de Colômbia, Taiaçu, Ribeira e Três Fronteiras, no estado de São Paulo, efetuando a manutenção durante três anos. A motivação da sanção é a mesma aplicada à Claro.

Em todos os casos, as operadoras têm um prazo para se manifestar a respeito do cumprimento das decisões. Se não houver nenhuma declaração dentro deste período, as multas serão aplicadas normalmente pela Anatel.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


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