Novo Chromecast não vai rodar o Google Stadia no lançamento

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/10/2020 - 02:542 min de leitura

Novo Chromecast não vai rodar o Google Stadia no lançamento

Fonte :  Google 

Imagem de Novo Chromecast não vai rodar o Google Stadia no lançamento no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova geração do acessório de streaming de conteúdos para televisores, o Chromecast com Google TV. O dispositivo foi elogiado pelo preço de US$ 50 e por dispensar o pareamento com PCs ou celulares, mas a ausência de algumas plataformas de streaming na integração foi sentida por parte do público.

A mais curiosa é de um serviço da própria casa: a plataforma de streaming de games Google Stadia, lançada em novembro de 2019. De acordo com a companhia, o Chromecast com Google TV vai receber o suporte ao Stadia "na primeira metade de 2021".

A situação fica ainda mais confusa porque o site The Verge conseguiu fazer o Stadia rodar no acessório a partir de sideloading, ou seja, fazendo o aplicativo funcionar via carregamento direto no aparelho a partir de outras fontes. Além disso, o Chromecast Ultra, que tecnicamente é de uma geração anterior, é capaz de abrir e transmitir normalmente os jogos. O fato de o Chromecast com Google TV usar um sistema diferente para rodar apps nativamente pode ser o problema, mas a empresa não detalhou os motivos do atraso.

O novo Chromecast com Google TV.O novo Chromecast com Google TV.

Além do próprio Stadia, o novo Chromecast deixou de fora a Apple TV+, não exibida entre os materiais de divulgação e aparentemente ausente no lançamento. Fora o dispositivo de streaming, outras novidades foram anunciadas na conferência, incluindo dos novos smartphones — confira aqui os destaques.

Roda Microsoft xCloud?

Outra curiosidade a respeito da plataforma é a capacidade de rodar de forma não oficial o xCloud, serviço de transmissão de jogos pela nuvem da Microsoft.

Usuários no Reddit e no Twitter conseguiram fazer o sideload do APK do Microsoft Game Pass no dispositivo — um método não oficial e que pode resultar em bugs e queda no desempenho, mas realmente funciona como uma gambiarra e pode indicar uma parceria no futuro. 

O novo Chromecast com Google TV ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também