Google adia cobrança de 30% na Play Store da Índia após protestos

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

05/10/2020 - 03:171 min de leitura

Google adia cobrança de 30% na Play Store da Índia após protestos

Fonte :

Imagem de Google adia cobrança de 30% na Play Store da Índia após protestos no tecmundo

A Google adiou a implementação do novo plano de parcerias da Google Play Store em território indiano. A medida começa a valer globalmente em 21 de setembro deste ano, mas agora só será implementada no país em 31 de março de 2022.

Na semana passada, startups indianas começaram a se organizar para protestar contra as novas práticas da companhia e montar uma aliança, que poderia virar até mesmo uma loja terceirizada de aplicativos. 

As novas políticas da loja do Android são mais firmes na cobrança de 30% por microtransações e compras feitas dentro de aplicativos e impedem tentativas de burlar essa taxa ao usar um ambiente privado — fator que levou à crise com a Epic Games por causa de Fortnite tanto no sistema da Google quanto no iOS, por exemplo.

O lado da Google

Em uma postagem no blog oficial da empresa, a Google promete marcar reuniões com representantes das startups para entender as preocupações e fazer workshops que expliquem as políticas da plataforma. A gigante ainda garantiu que o Android 12 será mais aberto ao uso de lojas externas

Ainda segundo a publicação, 97% das desenvolvedoras que estão na Google Play Store já concordam com as práticas e taxas.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também