Google compra startup que ‘converte’ PCs antigos em Chromebooks

Por Luiz Paulo Charleaux

18/12/2020 - 02:301 min de leitura

Google compra startup que ‘converte’ PCs antigos em Chromebooks

Fonte :  Pinterest/Reprodução 

Imagem de Google compra startup que ‘converte’ PCs antigos em Chromebooks no tecmundo

Em uma discreta atualização em seu site, a Neverware revelou que agora faz parte da Google. Dessa maneira, a startup norte-americana atuará junto ao time do Chrome OS – sistema operacional para Chromebooks.

Fundada em 2011, a empresa ficou conhecida pelo desenvolvimento do software CloudReady, que transforma antigos computadores em Chromebooks. Atualmente, ele tem versões gratuitas para uso pessoal e pagas para empresas e escolas.

O software CloudReady pode ser instalado em máquinas mais antigas.O software CloudReady pode ser instalado em máquinas mais antigas.

Segundo a nota publicada no site da Neverware, a aquisição não acarretará grandes mudanças para os usuários do CloudReady. Contudo, diversos serviços administrativos serão migrados para as plataformas da Google.

“Seguindo nossa parceria nos últimos anos, estamos ansiosos para trabalhar mais de perto com a equipe e oferecer suporte a mais clientes em sua transição para implantar o Chrome OS”, destaca o comunicado da companhia.

Analistas acreditam que os softwares criados pela startup contribuirão para a Google manter mais dispositivos com Chrome OS atualizados. Logo, os donos de antigos Chromebooks podem voltar a receber updates e estender a vida útil.

CloudReady ajudou diversos PCs e notebooks antigos a ter uma sobrevida.CloudReady ajudou diversos PCs e notebooks antigos a ter uma sobrevida.

Antiga parceria

Embora a aquisição só tenha sido realizada agora, a Google e a Neverware possuem um certo grau de relacionamento. Por exemplo, a gigante da tecnologia liderou uma rodada de investimentos na startup em 2017.

Vale frisar que o próprio CloudReady é baseado no Chromium. Assim, ele atua mais como um navegador bifurcado do que um sistema operacional. Porém, acabou sendo uma opção para ampliar a vida útil de antigos computadores Mac e Windows.

Veja também