Facebook pensa em processar a Apple por práticas anticompetitivas

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

28/01/2021 - 10:082 min de leitura

Facebook pensa em processar a Apple por práticas anticompetitivas

Fonte :

Imagem de Facebook pensa em processar a Apple por práticas anticompetitivas no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Facebook está considerando processar a Apple nos Estados Unidos por "práticas antitruste", ou seja, atividades anticompetitivas de mercado que dificultam ou impedem ações da concorrência.

A fonte é o site The Information, que cita a chegada de um "ponto de ebulição" na briga entre as duas gigantes. O veículo teria ouvido de fontes anônimas que a decisão final ainda não foi tomada, mas a companhia chefiada por Mark Zuckerberg já estaria há meses preparando uma ação judicial com a a ajuda de uma consultoria terceirizada.

O principal motivo do processo e de toda a briga entre as duas empresas é a série de regras definidas pela Apple para aplicativos que fazem parte da App Store do iOS. As críticas vão desde a empresa impor regras que ela mesma não segue até supostos monopólios — especialmente no caso do iMessage, que é pré-instalado nos iPhones e é um dos grandes rivais do Messenger do Facebook, especialmente nos Estados Unidos.

Está esquentando

Por meses, Apple e Facebook trocaram acusações sobre coleta de dados e cobranças de taxas, mas o The Information cita que não havia consenso na empresa de Zuckerberg sobre seguir adiante com um processo ou não. Porém, as recentes declarações do CEO de que a Apple "é cada vez mais uma grande rival" colocou fogo novamente na disputa.

Ao site Cnet, um porta-voz do Facebook não confirmou ou negou a existência de levar o caso para os tribunais, mas reforçou o posicionamento.  "Como dissemos repetidamente, acreditamos que a Apple está se comportamento de forma anticompetitiva por usar o controle da App Store para beneficiar a sua linha própria ao custo de desenvolvedores de apps e pequenos negócios", diz a nota. 

A Maçã ainda não comentou oficialmente o caso, mas já afirmou em outras oportunidades que não é dominante em nenhum mercado. Vale lembrar que a Epic Games também processou a Apple recentemente por acusações de competição desleal em relação a taxas cobradas de jogos como Fortnite.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também