PIX: bancos não poderão mais impor limites de transações

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

19/03/2021 - 07:301 min de leitura

PIX: bancos não poderão mais impor limites de transações

Fonte :  Banco Central 

Imagem de PIX: bancos não poderão mais impor limites de transações no tecmundo

O Banco Central confirmou nesta quinta-feira (18) algumas alterações e a chegada de novas funções do Pix, o sistema de pagamentos digitais instantâneos que estreou no Brasil em novembro de 2020.

As instituições financeiras agora estão proibidas de "fixar limites para o número de transações Pix", tanto para envio quanto no caso de recebimentos. Já o Pix Cobrança, conforme uma notícia divulgada no início desta semana, segue adiado.

Além disso, o BC também formalizou a possibilidade de integrar os aplicativos de instituições financeiras que fornecem o Pix com a agenda de contatos dos usuários. Dessa forma, é possível agilizar transferências para quem você já conhece ou possui adicionado na lista de contatos do telefone — isso caso ela tenha cadastrado o número como a chave do Pix. 

Uma das possibilidades de uso do Pix é via leitura de QR Code.Uma das possibilidades de uso do Pix é via leitura de QR Code.

Cada plataforma terá que desenvolver a própria solução para unir as bases de dados, e alguns bancos inclusive já possuíam alguma forma de fazer essa integração.

Além disso, o Banco Central anunciou que mudanças de nome não terão mais como consequência o fim de uma chave cadastrada. Em outras palavras, empresas que mudarem de nome, pessoas recém-casadas ou com nome social podem simplesmente pedir a alteração cadastral sem alterar o código.

As novidades foram aprovadas pela Diretoria Colegiada da instituição e estão listadas na Resolução BCB nº79, que pode ser conferida no site do Banco Central.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também