Apple teve lucro de US$ 100 milhões com Fortnite, revela executivo

Por Carlos Palmeira

20/05/2021 - 07:162 min de leitura

Apple teve lucro de US$ 100 milhões com Fortnite, revela executivo

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Um executivo da Apple revelou, na última quarta-feira (19), que a empresa lucrou US$ 100 milhões (cerca de R$ 529 milhões na cotação atual) com comissões nos dois anos em que Fortnite esteve na App Store.

De acordo com a Reuters, a revelação foi feita por Michael Schmid, chefe de Desenvolvimento de Negócios em Jogos da Maçã. O assunto foi tratado durante o julgamento – que já dura três semanas – que colocou frente a frente a Apple e a Epic Games.

Anteriormente, a dona do iPhone já havia divulgado que a desenvolvedora de Fortnite havia lucrado cerca de US$ 700 milhões (aproximadamente R$ 3,7 bilhões) com a versão para iOS do game.

Fortnite

A divulgação da comissão conseguida com o jogo foi importante porque, anteriormente, os executivos da Apple haviam negado que os lucros com a App Store eram rastreados. Essa informação foi descoberta pelos advogados da Epic, que tiveram acesso a documentos do arquivo de Tim Cook que mostravam o rastreio dos lucros operacionais com a loja virtual.

Na audiência, Schmid se defendeu sobre o assunto dizendo que, na verdade, as comissões ganhas com Fortnite só começaram a ser contabilizadas depois que o título recebeu destaque da Equipe Editorial da App Store, que realiza uma curadoria dos aplicativos.

O chefe de Desenvolvimento de Negócios em Jogos também revelou que a relação entre as duas empresas já foi boa. Além de Fortnite começar a ser destacado na App Store, cerca de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões) foram gastos pela Apple com marketing do jogo.

Briga de gigantes

A "treta" entre as gigantes começou depois que Fortnite foi banido da App Store após a desenvolvedora de games oferecer microtransações fora da loja de aplicativos da Apple. Por causa disso, a dona de um dos jogos online mais populares acusa a Maçã de promover práticas que ferem leis de mercado.

O processo deve continuar por mais algum tempo, já que as companhias chegaram até mesmo a negar uma sugestão de acordo na semana passada. O analista Mark Gurman acredita, porém, que a Maçã deve sair vencedora da briga.


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


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