Usina em NY lucra mais minerando bitcoin que vendendo energia

Por Melissa Cruz Cossetti

14/07/2021 - 05:002 min de leitura

Usina em NY lucra mais minerando bitcoin que vendendo energia

Fonte :  Albany Engineering 

Imagem de Usina em NY lucra mais minerando bitcoin que vendendo energia no tecmundo

Uma hidrelétrica que foi construída em 1897 decidiu tomar um ar de modernidade e seguir novos rumos. A usina de Mechanicville, em Nova York, operada pela Albany Engineering Corp, começou a minerar Bitcoin com parte da energia que produz com fins lucrativos.

De acordo com a Albany, a mineração da criptomoeda é mais lucrativa que a venda de eletricidade para os arredores. Vale notar que a mineração de bitcoins é uma operação que consome muita energia, além de requerer um conjunto de hardware poderoso. 

Atualmente, a prática tem recebido críticas sobre o seu impacto ambiental, o que levou a busca por mineração de criptomoedas baseada em fontes de energia renováveis.No entanto, o negócio parece valer a pena para a usina centenária.

A Albany Engineering Corp. ganha 3 centavos de dólar por quilowatt-hora quando vende energia para a National Grid. A mineração de bitcoin ganha três vezes mais.

Hidrelétricas que produzem dinheiro

Jim Besha, CEO da Albany Engineering Corp, disse ao Albany Times Union que a usina de Mechanicville é a instalação de energia renovável mais antiga dos EUA ainda em funcionamento. Ele também acredita que a usina "pode realmente ganhar mais dinheiro com bitcoin do que vendendo eletricidade", por isso começou a minerar a criptomoeda. Contudo, o executivo não revelou valores totais da mineração.

Albany Engineering minera bitcoins em usina em NYAlbany Engineering minera bitcoins em usina em NY

"Estamos fazendo isso paralelamente, apenas experimentando... Estamos comprando servidores usados", disse. Besha também contou que converte os milésimos de bitcoin que ganham a cada semana em dinheiro devido à volatilidade no valor da moeda. 

Vale notar que, ainda de acordo com o jornal, a Albany não pode confirmar que a usina está em operação contínua desde que foi construída. Mas a instalação está funcionando agora, após anos reconstruindo uma hidrelétrica que foi abandonada pela National Grid (para quem atualmente a usina ainda opera). E, apesar de colocá-la de volta em potência total, não há muito lucro. A hidrelétrica ainda usa todas as máquinas originais do século XIX. É por isso que parte da energia está voltada para mineração de bitcoin.

Veja também