Amazon fecha parceria com agências de espionagem britânica

Por Lucas Vinicius Santos

26/10/2021 - 14:301 min de leitura

Amazon fecha parceria com agências de espionagem britânica

Fonte :  Unsplash 

Imagem de Amazon fecha parceria com agências de espionagem britânica no tecmundo

De acordo com informações reveladas pelo jornal britânico Financial Times, as três agências de espionagem do Reino Unido fecharam uma parceria com a Amazon para armazenar dados secretos no serviço de nuvem Amazon Web Services (AWS).

A ideia das agências é usar o serviço de nuvem para impulsionar a análise de dados e uso de inteligência artificial para espionagem. O MI5, MI6 e GCHQ devem ser os principais serviços de seguranças usando a nuvem — em operações conjuntas, outros departamentos governamentais também devem tirar proveito do sistema, como o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Nuvem para melhorar a espionagem?

Os dados serão armazenados em servidores no Reino Unido e a Amazon não terá nenhum acesso às informaçõesOs dados serão armazenados em servidores no Reino Unido e a Amazon não terá nenhum acesso às informações

Não há informações sobre valores, mas estima-se que a Amazon deve receber entre £ 500 milhões e £ 1 bilhão nos próximos 10 anos com o acordo. As agências e a Amazon se recusaram a comentar sobre a nova parceria.

Desde o início do ano, os serviços de espionagem do Reino Unido começaram a usar inteligência artificial para identificar padrões em grandes volumes de dados e, assim, puderam combater casos de pedofilia e diminuir notícias falsas.

Além disso, já faz algum tempo que a GCHQ começou a usar inteligências artificiais para traduzir conteúdos e agilizar algumas operações, mas percebeu que a tecnologia pode ser aplicada de diversas formas — a ideia é aumentar esse alcance e usar a ferramenta em outras categorias de crimes. 


Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.


Veja também


Fontes