Apple derruba sites que ofereciam versão 'pirata' do iOS 16 beta

Por André Luiz Dias Gonçalves

11/08/2022 - 10:301 min de leitura

Apple derruba sites que ofereciam versão 'pirata' do iOS 16 beta

Fonte :  Apple/Reprodução 

Imagem de Apple derruba sites que ofereciam versão 'pirata' do iOS 16 beta no tecmundo

Pelo menos dois sites que disponibilizavam versões não oficiais do beta para desenvolvedores do iOS 16 foram retirados do ar pela Apple, nas últimas semanas, conforme revelou o MacRumors na quarta-feira (10). A nova versão do sistema operacional foi apresentada em junho, durante a edição 2022 da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC).

As páginas ofereciam acesso antecipado ao software, que foi lançado para os desenvolvedores após o evento e teve o beta público liberado apenas no mês seguinte, de forma oficial. Elas também traziam links para download de firmwares do iPadOS 16, tvOS 16 e macOS Ventura.

Um dos sites fora do ar é o BetaProfiles.com, conhecido por disponibilizar softwares de teste da Maçã lançados originalmente para desenvolvedores. Segundo a publicação, os responsáveis pela plataforma confirmaram ter recebido contato de advogados representando a big tech e decidiram removê-la para evitar problemas legais.

O beta público dos sistemas operacionais é gratuito para os usuários.O beta público dos sistemas operacionais é gratuito para os usuários.

O outro é o IPSW.dev, que funciona de forma semelhante à página citada anteriormente, disponibilizando os sistemas operacionais via serviços de compartilhamento de arquivos como o WeTransfer e também por torrents. Neste caso, não ficou claro se o site foi procurado pela gigante de Cupertino ou se antecipou a um possível processo.

Programa para desenvolvedores é pago

O beta para desenvolvedor do iOS é disponibilizado pela Apple exclusivamente para aqueles que participam do programa da empresa voltado a tais profissionais. Mas é necessário pagar uma taxa anual de US$ 99 (R$ 508 pela cotação do dia) para ter acesso antecipado às novas versões do software.

Já o beta público do iOS, que demora um pouco mais para sair, é oferecido gratuitamente para quem possui inscrição em outro programa da Apple, específico para esta edição do sistema.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também