Eleições 2022: app permite denunciar irregularidades eleitorais

Por Lucas Vinicius Santos

30/10/2022 - 09:011 min de leitura

Eleições 2022: app permite denunciar irregularidades eleitorais

Fonte :  TSE 

Imagem de Eleições 2022: app permite denunciar irregularidades eleitorais no tecmundo

Durante o período das Eleições 2022, os brasileiros podem denunciar irregularidades eleitorais no app Pardal, oferecido gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Google Play Store e App Store. O app foi lançado nas eleições de 2014 e amplamente usado em 2018.

Os eleitores poderão realizar denúncias sobre diversos temas, entre eles: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. O Ministério Público Eleitoral (MPE) será responsável por analisar todas as denúncias.

Durante as eleições em 2018, o app recebeu mais de 47 mil denúncias.Durante as eleições em 2018, o app recebeu mais de 47 mil denúncias.

Neste ano, entre os dias 16 e 23 de agosto, o TSE revela que os eleitores já realizaram 1.330 denúncias desde o início das campanhas eleitorais. Foram 438 denúncias no Sudeste; 367 no Nordeste; 245 no Sul; 177 no Centro-Oeste; e 103 na região Norte.

Pardal do TSE

No aplicativo, os usuários podem tirar as dúvidas por meio do ícone "Orientações" e, quando necessário, basta clicar em "Fazer uma denúncia". Mas é importante destacar que os eleitores precisam provar a suposta irregularidade com fotos, vídeos, áudios, ou outros documentos que comprovem o crime eleitoral.

“Mas nós precisamos do eleitor na rua, pois não dá para ter um juiz eleitoral e um membro do Ministério Público em cada esquina. Esse papel cabe ao cidadão”, disse o cientista político Valdir Pucci, ao explicar que o TSE também realiza a fiscalização de propagandas eleitorais em diferentes meios de comunicação.

Os usuários que já realizaram denúncias também podem acompanhar o andamento por meio do aplicativo, basta clicar em “Consultar uma denúncia”.


Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.


Veja também


Fontes