Confira 10 áreas que serão impactadas pelo 5G em 2023

Por Marco Aurelio Andrade de Souza

14/12/2022 - 04:303 min de leitura

Confira 10 áreas que serão impactadas pelo 5G em 2023

Fonte :  Unsplash 

Imagem de Confira 10 áreas que serão impactadas pelo 5G em 2023 no tecmundo

O 5G está presente em todas as capitais do Brasil desde outubro de 2022 e, segundo a Anatel, a tecnologia será implementada em todos os municípios com população inferior a 30 mil habitantes até 2029. 

Diante disso, especialistas apontam que enquanto a cobertura da 5 geração da tecnologia móvel cresce no interior do país, algumas mudanças devem começar a ser sentidas nas grandes metrópoles já no próximo ano. 

Sendo assim, trouxemos uma lista com 10 áreas que serão impactadas pelo 5G em 2023. Fique atento e confira se algum dos itens citados podem interferir em sua rotina ou vida profissional.

1. Educação

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

A educação tem sido uma das áreas que mais adotou a tecnologia nos últimos anos, oferecendo cursos de línguas, graduação, pós-graduação e outros de forma 100% digital. 

Com o 5G, espera-se que essa oferta seja ainda maior, ao passo que outras ferramentas sejam adicionadas para oferecer conexões mais estáveis e rápidas. 

Exemplo: pode ser que no futuro próximo palestras ou eventos acadêmicos sejam oferecidos remotamente de forma muito mais efetiva, trazendo imagens e áudios em alta qualidade.

2. Medicina 

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

A medicina sempre foi uma área que caminhou em conjunto com a tecnologia para aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos. Com o 5G, isso será ainda mais ampliado, uma vez que especialistas apontam que além do contínuo crescimento da telemedicina, exames e procedimentos devem ficar mais rápidos com a internet de alta velocidade. 

Além disso, a conexão 5G deve possibilitar que cirurgias remotas aconteçam com mais frequência, o que permite salvar mais vidas e ainda baratear o custo de procedimentos de grande complexidade.

3. Indústria 

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

O 5G deve aumentar a automação das indústrias, melhorando a conexão entre máquinas e tornando o processo de fabricação ainda mais eficiente e lucrativo. 

Além disso, o uso da internet de alta velocidade também contribui para que determinadas áreas de uma indústria sejam otimizadas com dispositivos para reduzir custos no longo prazo, como a instalação de lâmpadas inteligentes ou o uso de robôs em atendimentos. 

4. Meios de pagamentos

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

No Brasil, smartphones, relógios, carteiras digitais, PIX e até mesmo criptomoedas são aceitos por milhares de estabelecimentos como forma de pagamento. Com o 5G, essas ferramentas devem ser ainda mais aperfeiçoadas, ao passo que outras surjam para trazer mais rapidez nas transferências e transações realizadas. 

Uma dessas grandes possibilidades é o pagamento do transporte público com cartões digitais, uma tendência que já tem sido visualizada em diversas cidades do país. 

5. Internet das coisas

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

Outra grande área que o 5G deve impactar é a Internet das coisas. Esse termo tem sido utilizado para se referir a interconexão de objetos do dia a dia com a internet para transferir dados entre si. 

Uma casa que possui um assistente virtual, tal qual a Alexa, pode conectá-la com gadgets como tomadas, luzes e fechaduras eletrônicas para deixar a casa completamente automatizada. 

O 5G deve trazer uma conexão mais estável para esses objetos, ao passo em que novos aparelhos, como fogões, geladeiras, micro-ondas e liquidificadores também permitam a integração entre si. 

6. Varejo

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

O varejo é uma das áreas que mais devem se beneficiar com a implementação do 5G. Um dos grandes motivos para isso é que a tecnologia tende a trazer melhorias para todo o processo de venda e compra de grandes empresas, como Amazon, Americanas e Magazine Luiza. 

Por isso, a partir do próximo ano devemos nos deparar com formas de pagamentos mais eficientes, atendimentos via chatbots e entregas ainda mais rápidas para atender o imediatismo dos consumidores.  

7. Telefonia móvel

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

Mesmo que a telefonia móvel tenha evoluído significativamente nos últimos anos, o 5G promete trazer ainda mais melhorias. Como exemplo, as chamadas de vídeo tendem a se manter estáveis e sem delay, apresentando a imagem dos participantes em grande qualidade. 

A estabilidade da conexão é outro ponto que será impactado, já que o 5G permite que múltiplos dispositivos estejam conectados simultaneamente em uma mesma rede, o que deve resolver o problema de cidades que ficam a conexão sobrecarregada em datas e eventos festivos. 

8. Games

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

Os gamers também podem comemorar, já que o 5G deve elevar a experiência dos jogos online, reduzindo a latência durante a partida e contribuindo para que downloads de jogos pesados se tornem ainda mais rápidos. 

Além disso, também devemos acompanhar o lançamento de jogos de realidade aumentada com foco em dispositivos móveis, já que a conexão de internet mais estável também permite que ele rode com mais facilidade nesses gadgets.

9. Logística

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

A conexão 5G também deve trazer transformações significativas para a área da logística. Entre elas estão um maior controle do estoque e o monitoramento em tempo real dos caminhões que transportam os produtos pelas estradas do país. 

Especialistas ainda apontam que a tecnologia também deve diminuir o número de falhas e acidentes, já que o monitoramento contínuo possibilita identificar quando alguma coisa no veículo não estiver bem. 

10. Turismo

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)

O 5G é uma das grandes portas de entrada para o desenvolvimento das chamadas "Cidades Inteligentes", cidades que utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's) para melhorar a gestão pública do município. 

No turismo, isso pode ser utilizado tanto para coletar dados dos turistas sobre suas experiências pelo destino, a fim de aperfeiçoar os serviços e melhorar os espaços por onde eles passam, quanto para inserir QR Codes com informações históricas, culturais e até mesmo de eventos que eles possam aproveitar na cidade.  

Além disso, uma cobertura de tecnologia estável também permite que fotos e informações sejam divulgadas com mais rapidez nas redes sociais, contribuindo para o marketing turístico do destino. 

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade! 

Veja também