Google suportará RISC-V no Android; entenda a novidade

Por Carlos Palmeira

05/01/2023 - 05:302 min de leitura

Google suportará RISC-V no Android; entenda a novidade

Fonte :

Imagem de Google dará suporte ao design RISC-V na arquitetura do Android no tecmundo

O Google anunciou que começará a utilizar o design RISC-V na arquitetura do Android. A gigante da tecnologia pretende fazer com que a tecnologia esteja no mesmo patamar do que a Arm, principal solução utilizada em chips que funcionam em celulares com o sistema.

A informação foi divulgada recentemente por Lars Bergstrom, diretor de engenharia do Android, em um keynote. Na oportunidade, o executivo afirmou que o RISC-V será visto como uma “plataforma de nível 1” no sistema operacional do Google.

Ainda segundo Bergstrom, o Android Open Source Project (AOSP) do Google suportará somente a versão em 64-bits do RISC-V. O plano é oferecer a plataforma já no primeiro trimestre de 2023 com suporte Android RunTime (ART) para Java.

“O Android é realmente um sistema Java. Toda a interface do usuário é feita em Java, a maioria dos serviços do sistema, toda a comunicação, até mesmo os aplicativos nativos ficam em cima de algum Java na maior parte do tempo”, defendeu Bergstrom.

Motivos da decisão

A posição Google marca uma repentina mudança de ideia. Há cerca de 6 meses, o próprio diretor de engenharia do Android havia sugerido que o suporte ao RISC-V não deveria ocorrer porque exigiria “muito trabalho” e levaria “alguns anos” para se concretizar.

O suporte à RISC-V do Google se juntará também à plataforma x86, que é utilizada normalmente em chips para computador, além da Arm, voltada para dispositivos móveis.

A marca dona do buscador mais popular da internet tomou a decisão principalmente por fatores comerciais e geopolíticos. A ideia é diminuir a dependência da arquitetura Arm, que é uma das principais do setor da tecnologia.

Chip

A guerra comercial entre Estados Unidos e China teve a Arm como um de seus grandes motivadores. A dona da plataforma é uma marca do Reino Unido que baniu e depois retirou a proibição da tecnologia para a Huawei, companhia acusada pelo governo norte-americano de espionagem.

Utilizando a RISC-V, o Google garante mais autonomia e liberdade, já que esta é uma plataforma de código aberto e com desenvolvimento colaborativo.


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Veja também