Lucro da Microsoft cai 12% no trimestre; veja resultados financeiros

Por Karoline Albuquerque

25/01/2023 - 12:302 min de leitura

Lucro da Microsoft cai 12% no trimestre; veja resultados financeiros

Fonte :  Turag Photography/Unsplash 

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A Microsoft divulgou, na terça-feira (24), os resultados financeiros do segundo trimestre financeiro do ano fiscal 2023. A empresa viu queda nos dispositivos, Windows e Xbox, mas a nuvem segue crescendo.

No total, a receita da empresa aumentou 2% no trimestre encerrado em 31 de dezembro. O percentual representa a taxa mais lenta desde 2016, com lucro líquido caindo para US$ 16,43 bilhões, 12% menor que o anterior, e receita de US$ 52,7 bilhões.

A Microsoft ainda assumiu um encargo de US$ 1,2 bilhão com a demissão de 10 mil empregados, a revisão da linha de hardware e à decisão de consolidar locações. Da parte dos funcionários cortados, os custos totalizam US$ 800 milhões.

A Microsoft enfrentou ainda uma queda enorme na remessa de computadores, caindo 16% em 2022 e com recuo ano a ano no quarto trimestre de 29%. O percentual representa a maior queda desde que o Gartner começou a analisar o mercado de PCs, há quase 30 anos.

A Microsoft divulgou os dados do segundo trimestre fiscal de 2023, que acabou em 31 de dezembro de 2022.A Microsoft divulgou os dados do segundo trimestre fiscal de 2023, que acabou em 31 de dezembro de 2022.

Adicionando ainda as HoloLens, acessórios e o Surface, a receita de dispositivos caiu 39%. Quanto ao console Xbox, a diminuição da receita foi de 13%, com queda de 12% na parte de conteúdo e serviços do videogame.

Os produtos Microsoft Office, nuvem e servidor, por sua vez, viram ganhos. Os resultados da nuvem no trimestre representam um crescimento de 18% em receita geral ano a ano. Foram 20% nas receitas de produtos de servidor e serviços de nuvem e 31% do Azure e outros serviços. 

O Office chegou a um total de 63,2 milhões de assinaturas e o Office 365 subiu em 11% sua receita comercia. O LinkedIn aumentou 10% ano a ano e a receita da empresa em pesquisa e publicidade subiu outros 10%. A Microsoft, porém, não detalhou os dados da OpenAI.

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