Bill Gates investe em startup que reduz metano no arroto de vacas

Por JORGE MARIN

28/01/2023 - 02:001 min de leitura

Bill Gates investe em startup que reduz metano no arroto de vacas

Fonte :  Rumin8 

Imagem de Bill Gates investe em startup que reduz metano no arroto de vacas no tecmundo

O bilionário Bill Gates participou na segunda-feira (23) de uma rodada de investimento – através de sua empresa Breakthrough Energy Ventures (BEV) – que destinou US$ 12 milhões (R$ 62 milhões) a uma startup australiana que está desenvolvendo um novo tipo de ração sustentável para o gado.

O produto desenvolvido pela Rumin8, com sede em Perth na Austrália, é uma ração à base de algas marinhas cujo objetivo é reduzir as emissões de metano do gado, leia-se arrotos e peidos. Subproduto do processo de digestão bovina, o hidrocarboneto incolor é o gás de efeito estufa mais comum depois do dióxido de carbono.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, embora menos presente na atmosfera, o metano é 25 vezes mais potente do que o dióxido de carbono quando se trata de retenção de calor na atmosfera. Por ser responsável por cerca de 15% das emissões de gases de efeito estufa do planeta, a pecuária está buscando soluções para criar os animais de forma mais sustentável.

Qual é o retorno esperado pela empresa de Bill Gates?

Fonte: Rumin8/Divulgação.Fonte: Rumin8/Divulgação.

De acordo com o líder de negócios do Comitê de Investimentos da BEV, Carmichael Roberts, “A demanda por proteína sustentável nunca foi tão aparente, e é por isso que a BEV está profundamente interessada em reduzir as emissões de metano da carne bovina e dos laticínios”.

O próprio Gates também se mostrou entusiasmado durante uma entrevista online "Pergunte-me Qualquer Coisa" do Reddit. Lembrando que existem atualmente empresas cultivando carne em laboratório e outras trabalhando para usar vacas com redução das emissões de metano, o bilionário disse que, embora com participação ainda tímida, esses produtos serão muito bons no futuro.

Em um esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário, o ministro do Meio Ambiente da Nova Zelândia está propondo taxar os arrotos do gado a partir de 2025.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também