Sem sinal: chips enviados à terra Yanomami estariam sem conexão

Por André Luiz Dias Gonçalves

16/02/2023 - 05:151 min de leitura

Sem sinal: chips enviados à terra Yanomami estariam sem conexão

Fonte :  Ministério das Comunicações/Divulgação 

Imagem de Sem sinal: chips enviados à terra Yanomami estariam sem conexão no tecmundo

Os chips de celular enviados pelo governo federal para as equipes que atuam nas operações humanitárias na terra indígena Yanomami, em Roraima, não estariam funcionando devido à falta de sinal na área, conforme relatou o Estadão nesta quarta-feira (15). Todos os 1 mil SIM cards são da operadora Correios Celular.

De acordo com a publicação, a prestadora pertencente à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não possui cobertura na região, que fica a cerca de 230 km de distância da capital, Boa Vista. A indisponibilidade do sinal foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência reguladora declarou que a área da terra indígena Yanomami está em “local isolado sem atendimento das prestadoras móveis, que têm obrigações de atendimento nas sedes municipais, localidades e aglomerados urbanos”. Dessa forma, os cartões não teriam utilidade, diante da ausência da rede de celular.

Os chips da Correios Celular são usados pelas equipes humanitárias e de apoio nas terras indígenas Yanomami.Os chips da Correios Celular são usados pelas equipes humanitárias e de apoio nas terras indígenas Yanomami.

Entregues na última semana pelo Ministério das Comunicações, os chips da Correios Celular fornecem acesso à internet para os grupos que participam dos trabalhos de assistência aos indígenas, em meio à crise no local. Segundo a pasta, a tecnologia é essencial para as ações das equipes, garantindo agilidade na comunicação.

Envolvidos negam inutilidade dos chips

Em nota conjunta, o órgão e a operadora dos Correios contestaram a informação de que os chips não estejam funcionando. Conforme as entidades, a localização das equipes de trabalho é dinâmica, mas “suas bases possuem a cobertura do serviço”, permitindo a utilização da internet móvel.

O Ministério informou ainda que, junto com os chips, foram enviadas 17 antenas para conexão de internet via satélite, livre e gratuita, reforçando a comunicação na terra Yanomami. Neste caso, o sinal Wi-Fi pode ser acessado em qualquer celular, sem a necessidade do SIM card, e também em notebooks e outros dispositivos.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também