5G: Anatel vai liberar sinal em mais 282 municípios no final do mês

Por Aléxis Cerqueira Góis

20/04/2023 - 02:471 min de leitura

5G: Anatel vai liberar sinal em mais 282 municípios no final do mês

Fonte :  Anatel/Divulgação 

Imagem de 5G: Anatel vai liberar sinal em mais 282 municípios no final do mês no tecmundo

A implementação da tecnologia 5G deverá ser liberada para mais 282 municípios na próxima semana, adiantou o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz, ao jornal O Globo nessa quarta-feira (19). Com isso, mais 8,9 milhões de brasileiros poderão ter acesso à internet móvel de quinta geração.

Até o momento, o órgão já liberou a instalação de antenas para a nova tecnologia em 682 municípios. Com o novo lote de autorização, o número de municípios atendidos sobe para 964, atingindo uma população de 131,5 milhões de habitantes, o equivalente a 62% da população brasileira.

O ritmo de liberações do 5G deve aumentar. Entre janeiro e março, a agência reguladora autorizou a instalação de antenas de quinta geração em 540 municípios. O planejamento aprovado pelo órgão prevê a instalação em outros 928 municípios ainda no primeiro semestre de 2023.

O que significa a liberação de sinal 5G?

Em verde, os municípios 5G já liberados, enquanto em azul estão os municípios que devem receber autorização até o final de abril.Em verde, os municípios 5G já liberados, enquanto em azul estão os municípios que devem receber autorização até o final de abril.

A autorização concedida pela Anatel não significa, necessariamente, a disponibilidade do sinal de 5G imediatamente para os celulares. A autorização do órgão regulador se refere à liberação da faixa de frequência, que era usada para a recepção de televisão aberta e gratuita, para o uso da tecnologia de conexão de internet.

Agora, as operadoras de telefonia estão aptas a instalarem a infraestrutura necessária para a internet de quinta geração. No entanto, o cronograma de disponibilização da tecnologia depende do interesse e do cronograma de cada empresa.

Veja também


Fontes