Bug no Uber faz casal pagar R$ 145 mil em viagem que custaria menos de R$ 300

Por Luiz Paulo Charleaux

10/07/2023 - 06:152 min de leitura

Bug no Uber faz casal pagar R$ 145 mil em viagem que custaria menos de R$ 300

Fonte :  Getty Images/Reprodução

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Um erro do Uber transformou a viagem de um casal norte-americano à Costa Rica em uma experiência desagradável. O app de transporte cobrou quase US$ 30 mil — cerca de R$ 145 mil — em uma corrida que custou somente US$ 55 (aproximadamente R$ 267).

Para comemorar o aniversário de cinco anos de casamento, Douglas e Dominique Ordonez visitavam o país da América Central. Então, ao conferir o extrato bancário, eles ficaram surpresos com a cobrança de 600% a mais do que o preço original.

O casal apenas notou a cobrança indevida após concluir a corrida.O casal apenas notou a cobrança indevida após concluir a corrida.

Além da cobrança elevada, o casal teve outra dor de cabeça por conta do erro do Uber. Embora o casal usasse um cartão de crédito para gastos internacionais, eles não sabiam que o cartão de débito estava cadastrado no app.

Infelizmente, o valor próximo a US$ 30 mil foi debitado diretamente da conta no banco dos Ordonez. Então, eles notaram que estavam com um saldo negativo de US$ 22.697 (cerca de R$ 110 mil).

“O Uber cobrou US$ 29.994 por uma corrida na Costa Rica, pois não converteram o valor para a moeda costarriquenha. O Altura Credit Union permitiu a cobrança, mas o Uber não cumpriu. Agora estou na Guatemala com saldo negativo”, relatou Douglas no Twitter.

Longa espera pelo reembolso

Ao New York Post, Dominique e Douglas contaram que tentaram buscar ajuda imediata do Uber através do Twitter. Entretanto, eles esperaram mais de 24 horas para receber uma resposta informando que uma equipe estava cuidando do caso.

Do outro lado, o Altura Credit Union disse que não poderia ajudar e era preciso esperar mais de quatro dias para que o valor fosse convertido corretamente. Para mais, o casal foi considerado culpado pelo erro, pois não colocaram um aviso de viagem no cartão para “evitar que tais cobranças burlassem as medidas e protocolos de segurança”.

Segundo Dominique, após o casal retornar de viagem, o reembolso do valor só foi realizado somente depois de mais de uma semana. Então, o Altura Credit Union enviou um e-mail pedindo desculpas pela “confusão na conversão” dos valores.

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