Elon Musk diz que xAI vai solucionar mistérios do universo e usará dados do Twitter

Por André Luiz Dias Gonçalves

17/07/2023 - 10:262 min de leitura

Elon Musk diz que xAI vai solucionar mistérios do universo e usará dados do Twitter

Fonte :  Getty Images/Reprodução 

Imagem de Elon Musk diz que xAI vai solucionar mistérios do universo e usará dados do Twitter no tecmundo

Anunciada na última quarta-feira (12), a xAI, nova empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, terá missões bastante ousadas pela frente. Uma delas é “entender a verdadeira natureza do universo”, como revelou o magnata da tecnologia.

Os objetivos do seu mais recente empreendimento foram expostos durante um bate-papo realizado no Twitter Spaces, na sexta-feira (14). Na conversa, o bilionário comentou que a companhia pretende explorar questões ainda não respondidas pela ciência, em vários aspectos.

De acordo com Musk, o principal objetivo da xAI será descobrir “o que diabos realmente está acontecendo” em relação ao universo, ao planeta e também com a civilização. Questões relacionadas à matéria escura e gravidade são outras que o mecanismo inteligente irá explorar, em breve.

Questões não respondidas pela ciência estarão entre os focos da xAI.Questões não respondidas pela ciência estarão entre os focos da xAI.

A existência de vida alienígena é outro mistério que a nova empresa de Musk pretende abordar, trazendo mais informações sobre o tema. Para tratar deste e de outros assuntos de forma mais aprimorada que os principais modelos usados atualmente, o empresário quer construir uma boa inteligência artificial geral (AGI), capaz de resolver problemas como um humano.

Parceria com o Twitter e a Tesla

Na tentativa de solucionar os mistérios do universo, a xAI trabalhará em parceria com as demais companhias lideradas por Musk. O Twitter, por exemplo, fornecerá tweets públicos para o treinamento do modelo de IA em desenvolvimento, algo que o bilionário tentou impedir os concorrentes de fazer.

Já a Tesla emprestará seu poder computacional para a criação do novo software. Em contrapartida, a montadora de carros elétricos poderá acelerar o desenvolvimento do Full Self-Driving (FSD), seu sistema de direção autônoma, com os aprimoramentos fornecidos pela empresa recém-criada.

Ainda durante o bate-papo no Spaces, Musk voltou a defender a regulamentação da IA, afirmando ter pressionado por reuniões com representantes do governo dos Estados Unidos. A importância de uma legislação específica para o segmento também teria sido enfatizada por ele em encontros com funcionários de alto escalão do governo da China.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes