Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/08/2023 - 13:051 min de leitura

Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D

Fonte :  OpenUSD/Reprodução 

Imagem de Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D no tecmundo

Uma nova aliança envolvendo grandes companhias do setor de tecnologia e entretenimento pretende estabelecer padrões e colaborar no desenvolvimento de conteúdos em 3D.

O consórcio foi batizado de OpenUSD e é formado por Apple, Pixar, Adobe, Nvidia e Autodesk, além de um braço da Linux Foundation, a Joint Development Foundation (JDF).

A aliança agora vai trabalhar para escrever especificações de uso da Universal Scene Description (USD) e fomentar a compatibilidade e adoção desses padrões entre as aliadas e outras companhias interessadas em participar. Novos detalhes serão divulgados no próximo domingo (6), durante um painel sobre o consórcio no evento Open Source Days 2023.

O que é a OpenUSD?

A ideia original do projeto OpenUSD é "promover padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento" da USD, uma tecnologia criada pela Pixar que serve como framework para geração de gráficos 3D e desde 2016 é compartilhada em código aberto. 

A logo da fundação.A logo da fundação.

Com essa plataforma, estúdios de animação, jogos e efeitos visuais conseguem criar, editar e compartilhar projetos inteiros de diferentes tamanhos, compartilhando ferramentas, ambientes e criações inteiras entre outras empresas e até de diferentes indústrias. 

O metaverso, por exemplo, pode ser beneficiar bastante desse tipo de parceria no estabelecimento de ferramentas em comum que ampliem a oferta de ambientes de interatividade.

A Pixar já utiliza há anos a ferramenta no desenvolvimento de suas animações e agora quer ajudar desenvolvedores, ilustradores e designers a usarem essas ferramentas

No comunicado à imprensa sobre a criação da aliança, a Adobe celebra a parceria por "alavancar uma forma de representação de dados em 3D em comum durante o processo criativo". Já a Apple vê benefícios para a próxima geração de conteúdos de Realidade Aumentada (AR) — setor em que ela está diretamente envolvida pela chegada do seu próprio headset de realidade mista, o Vision Pro.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes