Um gato pode ter apagado informações de um servidor nos EUA; entenda

Por Ricardo Kiyoshi Syozi

14/10/2023 - 03:301 min de leitura

Um gato pode ter apagado informações de um servidor nos EUA; entenda

Fonte :  Getty Images/Reprodução 

Imagem de Um gato pode ter apagado informações de um servidor nos EUA; entenda no tecmundo

As informações de um servidor do Centro Médico de Veteranos de Kansas, nos Estados Unidos, foram repentinamente apagadas em uma tarde do dia 13 de setembro. O motivo: um gato teria pulado no teclado de um técnico enquanto o profissional estava revisando a configuração de um cluster.

Uma fonte afirmou que ouviu um relato através de uma das ligações regulares realizada pelo departamento de governo estadunidense e seu diretor de informática. De acordo com as informações, após o ocorrido, o secretário adjunto de informação e tecnologia e CIO do Departamento de Assuntos de Veteranos, Kurt DelBene, disse a seguinte frase: "É por isso que tenho um cachorro".

Tome cuidado com o gatinho no coloTome cuidado com o gatinho no colo

Assessoria confirma o incidente, mas não as quatro patas

É verdade que para quem tem gatos em casa, não é incomum presenciar situações de pulos repentinos que podem causar pequenos acidentes. Pensando nisso, o The Register entrou em contato com o Departamento de Assuntos dos Veteranos da cidade de Kansas para averiguar o ocorrido. A resposta da situação peluda veio por Terrence Hayes, secretário de imprensa da instituição:

"Em 13 de setembro de 2023, o VAMC (Centro Médico dos Assuntos dos Veteranos) da cidade de Kansas teve um problema com a transferência de imagens dentro do Vista devido a uma exclusão inadvertida de perfis de servidor. O problema foi rapidamente identificado e o sistema restaurado em quatro horas. Não houve mais problemas ou impactos diretos para os veteranos deste incidente".

Entretanto, ao ser questionado especificamente sobre o ataque felino, o secretário se recusou a comentar. 

No fim das contas, devido à falta de confirmação ou negação por parte da assessoria, ficamos em uma situação de gato de Schrödinger.

Veja também