Compras no varejo crescem nos apps, mas caem em outras plataformas

Por Bianca Seabra de Freitas Barbosa

12/12/2023 - 09:244 min de leitura

Compras no varejo crescem nos apps, mas caem em outras plataformas

Fonte :  GettyImages 

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A Black Friday 2023 agitou o cenário do varejo eletrônico brasileiro e os números divulgados pelo recente levantamento da AppsFlyer revelam a força dos aplicativos como canal de compra: houve um aumento de 12% em comparação ao ano passado.

O relatório da empresa de análise de dados de marketing também coloca o Brasil no topo da lista entre os países que experimentaram um boom nas vendas por meio de apps de janeiro até agora.

Mas será que a boa performance das compras de final de ano foi percebida por todos os setores do varejo brasileiro? O que os comerciantes podem esperar para o ano de 2024? Continue a leitura para saber a opinião dos especialistas.

O consumidor comprou menos na Black Friday 2023?

Os dados da AppsFlyer mostram que o Brasil registrou um crescimento de 12% nas compras via aplicativos durante a Black Friday, ficando apenas atrás do Reino Unido (22%), da França (18%) e dos Estados Unidos (13%).

Este destaque no cenário internacional fortalece a posição do nosso país como líder em vendas no mobile commerce, representando 22% dos gastos do consumidor até a Black Friday e superando nações como Estados Unidos e França, ambas com 19%.

No entanto, a avaliação muda quando deixamos de focar nas vendas feitas por apps e olhamos para o balanço geral da Black Friday 2023. Isso porque:

Lojas físicas voltaram a ser competitivas

De acordo com o relatório Confi.Neotrust, a data comercial registrou mais um ano de queda no faturamento do comércio eletrônico brasileiro. Dessa vez, a redução foi de 15% em relação a 2022. Ao total, foram R$ 5,2 bilhões em vendas.

O ticket médio foi de R$ 636,66 (+1,7%), sendo um dos poucos índices que voltou a crescer desde o "fim da pandemia". Com o cancelamento das restrições para conter o COVID-19 e a retomada das atividades presenciais, as lojas físicas voltaram a competir novamente pelo dinheiro dos consumidores.

'Esquenta Black Friday' diluiu as promoções durante novembro

Há indícios de que as campanhas de ofertas válidas desde o primeiro dia de novembro prejudicou o desempenho do grande dia de promoção. A data oficial da Black Friday teve queda de 16% no número de pedidos e 18% no faturamento do dia.

Segundo a NielsenIQ Ebit, as compras finalizadas na quinta-feira cresceram 19,8% comparadas ao mesmo período de 2022. Porém, o ritmo não continuou na sexta-feira, afetando os resultados gerais.

Esquenta Black Friday pode ter atrapalhado o faturamento da data oficial.Esquenta Black Friday pode ter atrapalhado o faturamento da data oficial.

Em um artigo do Meio&Mensagem, o professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Kanter, reforça a necessidade de educar o consumidor brasileiro para que as vendas na Black Friday alcancem resultados satisfatórios ano após ano.

“Existe um erro claríssimo do varejista que continua acreditando que venda é só oferta e não conexão emocional”, afirma Kanter.

Cenário econômico ainda não está favorável

Apesar de haver uma melhoria geral na economia brasileira, a baixa performance da BF também se deve ao fato de que as famílias estão enfrentando altos níveis de endividamento e taxas de juros elevadas, o que pode impactar negativamente o poder de compra e a disposição para consumir sem planejamento.

O consumidor brasileiro está mais crítico

A Black Friday acontece no Brasil desde 2010 e parece que agora o consumidor está aprendendo a monitorar os preços e reconhecer o que vale a pena.

Em 2022, 46,5% dos produtos sem desconto foram comprados na Black Friday. Neste ano, foram 43,5%. O grande destaque ficou por conta dos itens com etiqueta de desconto entre 20% e 39% off. As categorias de produtos que mais se brilharam foram eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e móveis.

Para Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, o comportamento de compra visto na Black Friday 2023 não foi uma surpresa. Afinal:

"O consumidor atualmente tem uma desconfiança maior relacionada às ativações, se o que a marca está oferecendo vale mesmo a pena, se trará uma boa experiência e se é um bom custo-benefício”.

Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, e Eletroportáteis tiveram o maior volume de pedidos.Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, e Eletroportáteis tiveram o maior volume de pedidos.

Qual a expectativa de consumo para Natal e Ano Novo?

Além do clima de férias, a contagem regressiva para o Natal traz a expectativa de números mais altos em vendas no varejo. A análise da AppsFlyer sugere que o consumo via aplicativos permanecerá robusto a medida que nos aproximamos das festividades de Natal e Ano Novo.

A preferência dos consumidores por essa modalidade de compra tende a permanecer nas próximas grandes datas comerciais, especialmente considerando o cenário desafiador de privacidade com a LGPD.

Qual a tendência para compras em 2024?

O estudo destaca a expressividade do iOS, com um aumento notável de 87% em instalações não-orgânicas de aplicativos em comparação ao ano anterior. Além disso, o market share de usuários pagantes cresceu 11,4% no iOS e 4,7% no Android.

Esse movimento indica a crescente importância do iOS no cenário digital, levando profissionais de marketing a incluí-lo estrategicamente em seus planos e alocações de recursos.

Renata Altemari, diretora executiva da AppsFlyer no Brasil, enfatiza a importância contínua dessas estratégias, destacando o retorno significativo que o segmento tem obtido e a necessidade de manter ações semelhantes para capitalizar ainda mais na plataforma iOS.

O mobile está se crescendo como canal de compra favorito dos brasileiros.O mobile está se crescendo como canal de compra favorito dos brasileiros.

Ainda que os números da Black Friday não tenham sido tão animadores em 2023, a data comercial revelou o poder crescente das compras via aplicativos em nosso país. Com a chegada do Natal e Ano Novo, a tendência é que essa preferência se consolide ainda mais.

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Por Bianca Seabra de Freitas Barbosa

Especialista em Especialista

Comunicar é minha paixão e meu desafio diário! Atuo como redatora SEO e amo criar conteúdo para web sobre tecnologia, entretenimento, cultura e temas do universo feminino.


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