Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

03/01/2024 - 02:452 min de leitura

Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório

Fonte :  Counterpoint Research 

Imagem de Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mercado de celulares premium cresceu em 2023 e segue em alta, contrariando até mesmo o fluxo do setor de celulares como um todo. Essa é uma das conclusões de um novo relatório lançado pela consultoria Counterpoint Research, com base em previsões do último trimestre do ano passado.

Segundo o levantamento, vendas de aparelhos premium (que custam US$ 600 ou mais no preço dos Estados Unidos) devem apresentar um crescimento de 6% em 2023 em comparação com o ano anterior. Caso o número seja confirmado, isso significa um recorde para essa categoria de celulares mais caros.

O crescimento nas vendas globais de celulares mais caros.O crescimento nas vendas globais de celulares mais caros.

Ao todo, o segmento é responsável por um quarto das vendas de smartphones em todo o mundo, além de carregar 60% da receita gerada pelas fabricantes no ano. O volume de unidades comercializadas subiu três vezes, se comparada com o ano de 2016.

Celulares premium carregando o setor

De acordo com a Counterpoint Research, o desempenho é ainda mais impressionante quando levamos em conta que o mercado global de celulares estava em baixa durante todo o ano de 2023. 

Dados globais indicam que os consumidores estão atualizando o smartphone em um intervalo maior de tempo — e, quando chega a hora de trocá-lo, a tendência é um modelo mais caro.

Em termos de companhias, a Apple segue líder isolada na categoria premium, com 71% das vendas. Essa não é uma surpresa, já que a companhia sempre apostou quase todas as fichas em modelos mais caros do iPhone.

Atrás dela está a Samsung (17%), seguida por Huawei (5%), Xiaomi (2%) e Oppo (1%). As demais fabricantes somadas chegam a 4% do mercado.

As fabricantes que mais vendem celulares premium no mundo.As fabricantes que mais vendem celulares premium no mundo.

O estudo mostra ainda que as regiões de China, oeste europeu, Índia, Oriente Médio e África foram as que mais contribuíram para o aumento nas unidades vendidas. A América Latina surge também como uma área com potencial para apresentar um recorde de vendas da categoria.

As vendas foram altas até mesmo para os modelos "ultra-premium", que são smartphones de US$ 1 mil ou mais. A geração de receita mais alta com menos unidades vendidas pode fazer com que mais fabricantes passem a focar ou destinem mais atenção para essa categoria ao longo do ano.

-

Smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra, 256 GB

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também