Articul8: Intel lança empresa que visa baratear custos com soluções de IA generativa

Por Carlos Palmeira

04/01/2024 - 05:151 min de leitura

Articul8: Intel lança empresa que visa baratear custos com soluções de IA generativa

Fonte :

Imagem de Intel lança empresa que baratear custos com soluções de IA generativa no tecmundo

A Intel anunciou ontem (03) o lançamento da Articul8, nova empresa independente de Inteligência Artificial (IA) generativa. A companhia oferecerá um software para que clientes corporativos possam escalar suas soluções de IA com velocidade e eficiência nos custos.

O sistema que será utilizado pela Articul8 foi desenvolvido pela Intel – com auxílio de códigos-abertos – e consegue ler texto e imagens. A ferramenta foi implantada primeiro no Boston Consulting Group (BCG) e agora está pronta para uso por marcas do setor financeiro, telecomunicações, semicondutores e aeroespaciais.

“Estamos realmente tentando resolver a maior lacuna na IA generativa hoje, que é o fato de que construir uma prova de conceito é fácil, mas colocar as coisas na produção e fazê-la de forma segura e sustentável é realmente o que precisamos”, afirmou Arun Subramaniyan, CEO da Articul8 e antigo vice-presidente e gerente geral de Data Center da Intel, em entrevista à Reuters.

IntelO nome da nova empresa se lê "Articulate AI" (Imagem: Divulgação/Intel)

O executivo esclareceu que a nova empresa cuidará da preocupação que clientes corporativos têm de entregar seus dados a outras empresas de computação em nuvem. De acordo com ele, as companhias estão preocupadas com a segurança e privacidade das informações, já que os dados estão sendo usados para treinar plataformas de IA.

Outro foco da Articul8 será no controle de custos, já que as soluções de IA ainda são bastante caras e ainda não podem ser utilizadas por todos os funcionários de uma companhia.

Apesar do anúncio, a Intel não revelou os valores envolvidos no lançamento da Articul8. A nova empresa surgiu da colaboração da empresa de processadores com a DigitalBridge, que será a principal investidora do negócio.


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Veja também