Transações bancárias tipo DOC deixarão de funcionar na segunda-feira (15)

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

10/01/2024 - 05:162 min de leitura

Transações bancárias tipo DOC deixarão de funcionar na segunda-feira (15)

Fonte :  Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

Imagem de Transações bancárias tipo DOC deixarão de funcionar na segunda-feira (15) no tecmundo

As transações bancárias da modalidade DOC serão descontinuadas oficialmente a partir da próxima segunda-feira (15). A confirmação é do Banco Central do Brasil, que já planejava a operação desde 2023.

De acordo com a Agência Brasil, os bancos que operam em território nacional deixam de oferecer o DOC como possibilidade de transferência a partir das 22 horas. Após esse horário, não será mais possível realizar essas transações, ou fazer agendamentos para pessoas físicas ou jurídicas.

Operações de DOC agendadas antes desta data ainda podem ser pagos, mas o prazo máximo a ser programado é 29 de fevereiro de 2024. Usada com menos frequência e em especial para o pagamento de benefícios a funcionários, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixa de operar no mesmo período.

Popularidade do PIX acelerou fim do DOC

Em vigor há mais de 40 anos, o DOC caiu em desuso desde o final de 2020. Esse foi o período de lançamento do PIX, o sistema instantâneo e digital de pagamentos que rapidamente virou preferência nacional.

As transações via PIX bateram recorde em 2023 e alcançam R$ 15,3 trilhões em volume de transferências. A modalidade já ultrapassou até mesmo pagamentos via boleto bancário, crédito e débito, antes favoritos do público.

Em três anos, o PIX virou o método mais popular de transferências bancárias no país.Em três anos, o PIX virou o método mais popular de transferências bancárias no país.

Por outro lado, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023. Isso representa apenas 0,05% das operações bancárias no período.

Como resultado das mudanças, bancos como Itaú e Santander já deixaram de oferecer o DOC ainda no ano passado.

Por enquanto, a modalidade de Transferência Eletrônica Disponível (TED) segue funcionando normalmente. Ela ainda é utilizada com frequência, em especial para pagamentos e transações de grandes valores, principalmente entre instituições bancárias diferentes.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também