Google Cloud e Full Cycle promovem evento inédito sobre linguagem Go

Por JORGE MARIN

18/03/2024 - 03:302 min de leitura

Google Cloud e Full Cycle promovem evento inédito sobre linguagem Go

Fonte :  The Go Programming Language 

Imagem de Google Cloud e Full Cycle promovem evento inédito sobre linguagem Go no tecmundo

Para divulgar as funcionalidades da linguagem Go entre desenvolvedores brasileiros, a edtech brasileira Full Cycle criou um evento pioneiro, em parceria com o Google Cloud, focado nessa linguagem de programação. Também chamada Golang, ela é usada por grandes empresas, o que pode garantir remunerações atraentes aos profissionais da área.

O evento on-line, marcado para os dias 18 a 22 de março, é inteiramente gratuito e tem a expectativa de contar com a participação de mais de 5 mil programadores. Para mostrar as funcionalidades e o potencial da ferramenta, a semana de imersão terá apresentações e palestras de especialistas que utilizam a linguagem em empresas como Mercado Livre, Itaú, Stone, PicPay e Único.  

A ideia, segundo o CEO e fundador da Full Cycle, Wesley Willians, é maximizar o aprendizado e o networking entre os profissionais. “Nossa missão ao organizar este evento é abrir portas para que mais desenvolvedores brasileiros descubram o potencial transformador da linguagem Go”, afirma ele no release do evento.  

O que é a linguagem Go?

Go é uma linguagem de programação relativamente nova desenvolvida pelo Google em 2009.  De código aberto, em pouco tempo ela se converteu em uma das linguagens mais populares para desenvolver softwares, principalmente pela sua simplicidade, eficiência e escalabilidade. Inspirada em outras linguagens como C e Pascal, ela é fácil de aprender tanto para quem conhece outras linguagens como para iniciantes

O principal objetivo da Go é disponibilizar aos desenvolvedores uma linguagem capaz de construir programas de forma mais rápida em todas as plataformas (inclusive Windows, MacOS e Linux). Para isso, ela é compilada diretamente para código de máquina, e simplifica tarefas comuns como o gerenciamento de memória e a coleta de lixo.

A biblioteca padrão do Go é vasta e oferece suporte para tarefas simples, como programação, acesso a banco de dados, manipulação de strings, e rede, reduzindo a necessidade de pesquisar bibliotecas de terceiros. Presente em alguns estados do Brasil, as comunidades Go incentivam a participação em meetups para discussão de temas sobre a linguagem. 

Como participar da Golang Conference sobre linguagem Go?

Pessoas que desenvolvem em Go são chamadas gophers, como o mascote. Pessoas que desenvolvem em Go são chamadas gophers, como o mascote. 

Começando no dia 18 de março, às 19h, as apresentações serão feitas durante duas horas diárias, nas quais os convidados partilharão ensinamentos e experiências que tiveram ao utilizar a linguagem. Dividir conhecimento e a prática pode "inspirar uma nova onda de inovação e oportunidades para toda a comunidade de desenvolvedores", diz Willians.  

Para conhecer a Agenda Completa, saber mais detalhes e realizar sua inscrição na Golang Conference, basta acessar o link do evento.

Para mais matérias sobre o mercado de trabalho e tecnologia, continue acompanho o TecMundo pelo site e nas redes sociais. Até a próxima!


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também