Jack Dorsey deixa o comando do Bluesky; entenda

Por Igor Almenara Carneiro

06/05/2024 - 06:592 min de leitura

Jack Dorsey deixa o comando do Bluesky; entenda

Fonte :  The Verge/Reprodução 

Imagem de Jack Dorsey deixa o comando do Bluesky; entenda no tecmundo

O fundador do Twitter, Jack Dorsey, não está mais na liderança do Bluesky. O executivo deixou a mesa de líderes da rede social baseada em texto recentemente, anunciou um perfil oficial da plataforma no domingo (5).

"Nós somos gratos pela ajuda de Jack na fundação e iniciação do projeto Bluesky. Hoje, o Bluesky cresce como uma rede social de código aberto rodando no atproto, um protocolo descentralizado construído por nós", disse a empresa no perfil @bsky.app.

"Com a saída de Jack, nós estamos procurando um novo membro para a mesa de líderes do Bluesky para benefício público e que esteja comprometido a construir uma rede social e que coloca as pessoas no controle da própria experiência", complementou.

A plataforma confirmou a saída de Jack Dorsey por meio de uma publicação.A plataforma confirmou a saída de Jack Dorsey por meio de uma publicação.

Antes do comunicado oficial, Dorsey já havia mencionado que não fazia mais parte da liderança do Bluesky no X, antigo Twitter. Um usuário da rede de Elon Musk questionou o executivo sobre sua participação na plataforma concorrente e foi respondido somente com um "não".

Em meados do ano passado, Dorsey excluiu a própria conta do Bluesky. O executivo também não está no Instagram.

Atualmente, ele tem uma conta ativa no X, mas parou de seguir praticamente todas as contas que acompanhava, deixando apenas três perfis: @Stella_Assange, esposa do ativista Julian Assange, @Snowden, perfil do ativista Edward Snowden e @elonmusk.

Saída misteriosa

Nem o Bluesky ou Dorsey especificaram os motivos da separação. Agora, a empresa é comandada pela CEO Jay Graeber e o desenvolvedor Jeremie Miller.

O Bluesky foi idealizado por Jack Dorsey em 2019, pensado como uma solução para as falhas do Twitter. Contudo, o projeto só começou a dar os primeiros passos em 2021, quando iniciou a fase de pesquisas com um restrito grupo de até 50 pessoas.

De toda forma, Dorsey aparentemente nunca foi um membro muito ativo no comando do Bluesky. Em entrevista ao The Verge, a CEO da plataforma mencionou que Dorsey fornecia apenas feedbacks ocasionais. Portanto, é possível que o executivo só estivesse presente para compartilhar um pouco de sua experiência no setor, mas não comandar efetivamente.



Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes