Parques solares com painéis montados no solo podem reduzir custos em até 20%

Por André Luiz Dias Gonçalves

06/06/2024 - 10:152 min de leitura

Parques solares com painéis montados no solo podem reduzir custos em até 20%

Fonte :  Erthos/Divulgação 

Imagem de Parques solares com painéis montados no solo podem reduzir custos em até 20% no tecmundo

A instalação de painéis solares diretamente no solo pode reduzir os custos em até 20% e trazer diversas outras vantagens para quem usa esta fonte de energia alternativa. Quem garante é a startup Erthos, que utiliza o método em estações de energia solar nos Estados Unidos desde 2022.

De acordo com a empresa, a técnica consiste na montagem dos painéis fotovoltaicos no chão do terreno em que o sistema vai funcionar, sem usar qualquer estrutura de aço ou racks, como no método convencional. Com isso, é possível aproveitar as propriedades de absorção de calor do solo, poupar custos e ter outros benefícios.

A montagem dos painéis solares no solo oferece vários benefícios, segundo a empresa.A montagem dos painéis solares no solo oferece vários benefícios, segundo a empresa.

Esse modelo permite reduzir o uso de cabos e valas em 70%, segundo os responsáveis pela tecnologia, realizando a instalação na metade do tempo. Além disso, melhora o aproveitamento do espaço com o posicionamento dos painéis lado a lado, utilizando apenas um terço do terreno necessário nos projetos atuais.

Outra vantagem oferecida pela instalação de painéis solares no solo é a adaptação a diferentes topografias, permitindo o uso da energia renovável mesmo em terrenos acidentados. Conforme a Erthos, o sistema também aumenta a resistência aos furacões de categoria quatro e é de fácil manutenção, com a limpeza feita por robôs.

Parques solares que usam a tecnologia

Um dos próximos projetos em que a startup americana vai usar o modelo de instalação das placas fotovoltaicas no solo será a construção de um parque solar de até 180 MW no estado do Texas (EUA). A iniciativa ocorrerá em parceria com a empresa de energia Sky Community Solar.

Serão desenvolvidos vários parques solares comunitários menores, variando de 9 MW a 18 MW, com o primeiro devendo começar a ser instalado ainda em 2024. A previsão é que todo o complexo esteja operando e fornecendo energia em sua capacidade máxima até o final de 2026.

Fundada em 2019, a Erthos também possui contrato para implementar a tecnologia em fazendas solares na Califórnia e em um projeto de parque solar de 180 MW no Mississippi, entre outros acordos.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também