Pagamento por aproximação com celular pode ficar melhorado em breve; entenda

Por Igor Almenara Carneiro

04/07/2024 - 07:452 min de leitura

Pagamento por aproximação com celular pode ficar melhorado em breve; entenda

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Pagamento por aproximação com celular pode ficar melhorado em breve; entenda no tecmundo

O pagamento por aproximação pode ganhar ainda mais funcionalidades em breve. Em novo conceito publicado pelo NFC Forum, grupo voltado para o desenvolvimento de soluções usando a comunicação em curta distância, o método poderia verificar identidade, adicionar pontos de fidelidade e até guardar recibos digitais de compras instantaneamente.

As funções complementares estão incluídas no que foi batizado como "NFC Multi-Purpose Tap" ("Toque multifuncional", em tradução livre). O novo mecanismo teria o "poder de aprimorar a conectividade de cada usuário com um dispositivo compatível com NFC", descreve o fórum.

A solução tornaria o atendimento mais ágil, dispensando a verificação manual de identidade e automatizando o acúmulo de pontos em programas de fidelidade, por exemplo.

O pagamento por aproximação pode se tornar bem mais útil com o Toque Multifuncional. (Imagem: Getty Images)O pagamento por aproximação pode se tornar bem mais útil com o Toque Multifuncional. (Imagem: Getty Images)

Isso tornaria o pagamento por aproximação bem mais útil do que uma simples do que uma simples representação virtual do seu cartão de débito ou crédito. Como consequência, aplicativos como Carteira do Google ou Apple Wallet seriam significativamente mais úteis, capazes de guardar mais informações do usuário.

O conceito define uma série de recursos embutidos no pagamento por aproximação, tais como:

  • Verificação de compra (checagem de identidade);
  • Descontos e uso de pontos de fidelidade;
  • Pagamentos de produtos, serviços e passagens;
  • Registro de recibos digitais;
  • Processamento de dados;
  • Permissão de acesso.

Porém, o Toque Multifuncional via NFC também levanta questões em privacidade. A eliminação de etapas extras para verificação de identidade ou adição de pontos de fidelidade pode ser utilizado para fins de publicidade ou coleta de dados, algo que o processo manual não possibilita.

De toda forma, o conceito ainda não foi implementado e ainda deve passar por avaliação e revisões até se tornar algo real e disseminado no mundo inteiro. Se a ideia vingar, possivelmente desenvolvedores de apps baseados em comunicação de NFC anunciarão novidades relacionadas ao recurso.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também