Pense Bem, Master System, Mega Drive e mais: relembre a história da Tectoy

Por André Luiz Dias Gonçalves

08/07/2024 - 10:003 min de leitura

Pense Bem, Master System, Mega Drive e mais: relembre a história da Tectoy

Fonte :  Tectoy/Divulgação 

Imagem de Pense Bem, Master System, Mega Drive e mais: relembre a história da Tectoy no tecmundo

A Tectoy é uma marca muito lembrada por quem foi criança ou adolescente nas décadas de 1980 e 1990, principalmente pelos fãs de videogames. Fundada em setembro de 1987 pelo engenheiro Daniel Dazcal, ela surgiu com o objetivo de explorar o mercado de brinquedos de alta tecnologia no Brasil.

Dessa forma, a empresa nacional desenvolveu produtos que marcaram a história de milhões de brasileiros, além de ter sido a responsável por trazer para o mercado nacional alguns dos consoles de maior sucesso no exterior. Relembre, a seguir, a história da Tectoy a partir dos principais produtos lançados pela marca.

Parceria com a Sega e o Pense Bem

O clássico Pense Bem. O clássico Pense Bem.

Alguns meses após sua estreia, a companhia brasileira anunciou uma parceria com a Sega, famosa empresa japonesa de jogos eletrônicos. O acordo possibilitou o lançamento do primeiro produto da Tectoy, a pistola de luz Zillion, em maio de 1988, que se tornou um sucesso de vendas.

Naquele mesmo ano estreou o Pense Bem, segundo produto da marca, que também caiu no gosto da criançada. O brinquedo, que ganhou uma nova versão em 2017, simula um computador e traz diversas brincadeiras, incluindo perguntas sobre temas como esportes, história e geografia, desafios de matemática e muito mais.

O Master System foi o primeiro console lançado pela Tectoy.O Master System foi o primeiro console lançado pela Tectoy.

Já o ano de 1989 marcou o lançamento no Brasil do Master System, rival do Nintendo. Em 1990 veio o Mega Drive, concorrente do Super Nintendo, um ano depois foi a vez do portátil Game Gear, em 1995 chegou o Sega Saturn com jogos em CD-ROM e em 1999 o Sega Dreamcast, da sexta geração de consoles, todos licenciados pela parceira japonesa.

Entre o final dos anos 1980 e meados dos anos 1990 ela também estreou brinquedos como o urso de pelúcia Teddy Ruxpin, a Estrelinha Mágica, os minigames, o jogo de perguntas e respostas Mr. Show e o boneco Sapo Xulé. Além disso, adaptou games para o mercado nacional e desenvolveu títulos como Férias Frustradas do Pica-Pau e Show do Milhão.

Mudanças nos anos 2000

Console Zeebo.Console Zeebo.

Buscando novos rumos após um pedido de concordata em 1997, a Tectoy decidiu investir em produtos diferentes a partir do final da década de 1990. Com isso, vieram o player de DVD e o DVD Karaokê no início dos anos 2000, junto a uma mudança no logotipo da empresa, pela primeira vez.

O portfólio da marca foi ampliado na segunda metade da década com o lançamento do receptor de TV digital MobTV e o console Zeebo, desenvolvido para países emergentes, com preço mais acessível. Ela também investiu em um reprodutor de Blu-ray e em TVs de tubo de 14 polegadas com jogos na memória.

Na sequência, produziu um set-top box para a sul-coreana Humax, que era utilizado pela Sky, e logo após aconteceram os lançamentos do Magic Tablet com conteúdo licenciado da Disney e do Tablet Galinha Pintadinha. Na mesma época, a marca investiu em produtos como babás eletrônicas e umidificadores de ar.

Lançamentos recentes

Atualmente, a Tectoy vende celular, fones, tablets e outros eletrônicos.Atualmente, a Tectoy vende celular, fones, tablets e outros eletrônicos.

Em meados da década passada, a Tectoy deu uma boa notícia para os fãs nostálgicos dos consoles com o relançamento de versões do Master System e do Mega Drive. Também foi responsável pelo Atari Flashback 7, releitura do clássico Atari 2600 com 101 jogos na memória.

A empresa entrou em uma nova fase por volta de 2020 e, atualmente, tem um portfólio com celular, smartwatch, caixas de som, fones de ouvido, mouse, joystick e itens para casa inteligente, entre outros produtos. Um dos anúncios mais recentes é o Zeenix, console portátil com Windows 11 que deve chegar às lojas ainda em 2024.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também