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Que fim levou a Semp Toshiba, uma das líderes do mercado de televisores no Brasil?

Empresa criada em parceria de marca japonesa com brasileira foi referência por décadas até ser desfeita em 2016

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

05/04/2025, às 16:00

Que fim levou a Semp Toshiba, uma das líderes do mercado de televisores no Brasil?

O mercado brasileiro de televisores era particularmente bastante disputado entre as décadas de 1980 e 2000. Várias fabricantes nacionais e estrangeiras disputavam espaço, aproveitando a alta demanda e novidades tecnológicas que surgiam rapidamente.

Entre esses nomes, um deles era a união entre duas companhias que juntaram forças para se transformar em uma referência não apenas em TVs, mas também em outros eletrônicos e até dispositivos de informática. É a Semp Toshiba, parceria de uma fabricante japonesa com uma brasileira que por décadas foi referência por aqui.

A logo da Semp Toshiba
Imagem: Divulgação/Semp Toshiba

Com o passar dos anos, entretanto, esse nome começou a ficar cada vez mais raro — e, há quase dez anos, a Semp agora até aparece associada com outra fabricante. Quer saber o que aconteceu com essa união antes tão marcante? O TecMundo relembra abaixo a origem, o auge e qual o atual paradeiro dessa marca.

As origens da Semp e da Toshiba

A Semp Toshiba foi uma marca que, sob esse nome, existiu apenas no Brasil. Isso porque ela é uma joint-venture (parceria corporativa) entre duas fabricantes: a tradicional companhia japonesa Toshiba e a pioneira brasileira Semp.

A Toshiba surge em 1939 pela união de dois empreendimentos locais. Um deles era a Tanaka Seisakusho, um laboratório de engenharia e trabalhos mecânicos iniciado em 1875 por Tanaka Hisashige, um inventor de renome na região. Ela foi a primeira a fazer um telégrafo no país. O outro era a Tokyo Denki, uma empresa de lâmpadas elétricas.

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O T1100 da Toshiba, de 1985, é considerado o primeiro notebook do mundo fabricado em massa. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Apesar de começar a vida fabricando produtos para uso militar, a Tokyo Shibaura Denki, ou Toshiba, logo se destacou nos eletrônicos para casas. Ao longo das décadas, ela se tornou relevante em segmentos como notebooks, televisores e memórias, entre outros. 

A Semp foi fundada em 1942 por Affonso Brandão Hennel e significa Sociedade Eletromercantil Paulista. Ela foi a primeira a fabricar um rádio e uma televisão no país (tanto em preto e branco quanto a cores), entrando no imaginário do brasileiro por diferentes gerações. 

Um antigo anúncio de revista de um rádio PT-76 da Semp. Ao lado de uma imagem do aparelho, o rosto de uma mulher de batom sorridente.
O PT-76 ou “capelinha”, um dos rádios mais lembrados da Semp. (Imagem: Reprodução/Rossini Ferreira)

Mas em que ponto da história elas se juntam? A Toshiba chegou oficialmente ao Brasil em 1968 para atuar no setor de energia elétrica, mas logo percebeu que poderia crescer em eletrônicos graças a uma parceira local. A união que originou a Semp Toshiba começou em 1977 e, assim, nascia uma amizade que duraria décadas e movimentaria a indústria nacional.

Crescimento e estabilização no Brasil

A partir da década de 1980, a Semp Toshiba se transformou em uma das maiores empresas de eletroeletrônicos do país com a mistura do investimento estrangeiro e o conhecimento do mercado local. 

Em TVs, além da alta variedade à venda, o grupo foi o pioneiro no país em lançar modelos preparados para transmissão em alta definição e uma linha LCD com conversor de sinal digital embutido.

Além do seu principal segmento, que era o de televisores, ela fabricou também ao longo dos anos aparelhos de DVD, radio-gravadores, videocassetes, home theaters, telefones sem fio, e muitos outros produtos. Até acessórios como o controle-remoto Lumina, aquele que brilha no escuro, viraram clássicos.

Na década de 2000, ela liderou o mercado brasileiro de televisores com modelos de diferentes tamanhos e tecnologias. A marca também chamava atenção pelo marketing: as propagandas com o slogan "Os nossos japoneses são mais criativos que os outros" marcaram época e hoje sobrevivem postados no YouTube.

Ela ainda se arriscou nas áreas de informática e telefonia móvel a partir do selo Semp Toshiba Info, ou STI. Ela foi menos conhecida, mas ajudava em um terço do faturamento do grupo e esteve presente por anos em território nacional.

A separação entre Semp e Toshiba

O casamento duradouro das duas companhias começou a ser abalado por vários motivos, com destaque para dois acontecimentos: o aumento da concorrência no segmento de televisores e as dificuldades encontradas pelo lado japonês da parceria.

A fase da marca japonesa não era mesmo das melhores. Ela fez um investimento caro e mal sucedido em energia nuclear no começo que gerou problemas no orçamento e rendeu demissões. Além disso, em 2015 ela se envolveu em um escândalo fiscal que prejudicou a imagem da marca.

Com forma de salvar ao menos alguns dos negócios, ela começou a se desfazer de divisões inteiras — como a SanDisk, que foi vendida para Western Digital — e parou de fabricar certos produtos. Foi o caso até do seu segmento mais famoso, o de televisores, que foi abandonado em 2015 e vendido logo depois.

A parceria de quatro décadas entre Semp e Toshiba foi encerrada oficialmente em 2016. Meses depois, a brasileira encontrou uma nova aliada para manter as operações: a TCL, uma das rivais modernas da antiga aliada em TVs e já na época uma das maiores do mundo nesse mercado. Nasceu então a TCL Semp, que segue em atividade até os dias de hoje.

A logo da TCL Semp
A união entre duas marcas voltou a colocar a Semp em evidência após a primeira parceria acabar. (Imagem: Divulgação/TCL)

A Semp manteve a fábrica na Zona Franca de Manaus, agora destinada a fabricar produtos como televisores, monitores, celulares (também sob o nome Alcatel, outra marca que foi adquirida) e aparelhos de ar-condicionado. Em 2023, o contrato da aliança foi renovado.

Alguns dos produtos saem apenas com a marca da TCL, mas a linha de TVs é diferente: aqui, o nome nacional da Semp sempre está presente, em especial para passar ao consumidor o ar de autoridade e experiência dessa empresa veterana. Já a Toshiba até teve um retorno tímido em televisores no Brasil em 2021, agora como uma marca licenciada e em parceria com a Multilaser.

Duas televisões lado a lado, uma da Semp e outra da Toshiba.
Agora separadas, Semp e Toshiba voltaram a disputar o mercado brasileiro de TVs. (Imagem: Divulgação/Toshiba/TCL)

Quer saber também o que aconteceu com a lendária TVA, a operadora de TV a cabo que fez sucesso nos anos 1990 no Brasil? Então não perca esse artigo especial do TecMundo sobre a marca!



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

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