As entranhas da besta: a estrutura do novo hipercarro da Mercedes-AMG
Por Igor Napol
13/06/2017 - 11:53•2 min de leitura
Fonte : Road & Track
Imagem de As entranhas da besta: a estrutura do novo hipercarro da Mercedes-AMG no tecmundo
Quando alguns engenheiros das montadoras mundo afora resolveram enlouquecer e criar os chamados hipercarros, nem todas as marcas ficaram muito empolgadas – notadamente, as alemãs buscaram manter a compostura... Pelo menos até elas perceberem que a ideia não era tão ruim quanto parecia.
Aí elas enlouqueceram também e, todos sabemos, um engenheiro maluco e entusiasmado é potencialmente mais perigoso quando está em uma montadora alemã. A prova disso veio na forma do Project 1, o hipercarro que está sendo produzido pela AMG, que também é conhecido como a divisão esportiva/sanatório da Mercedes-Benz.
Pouquíssimo da parte de fora foi mostrada até agora, mas recentemente a AMG resolveu mostrar as entranhas da besta: toda estrutura motriz do Project One foi exposta:
Imagem: Máté Petrány/Road & Track
São cinco motores no total: quatro elétricos e um V6 turbo – baseado no propulsor do carro de Fórmula 1 da equipe Mercedes – capaz de girar a 11 mil rotações por minuto, resultando num sistema híbrido que gera mais de 1.000 cavalos de potência. Em outras palavras: é o mais próximo que você vai chegar de um Fórmula 1 feito para as ruas.
Dos quatro motores elétricos, um fica dedicado a manter a turbina girando a todo momento, outro é conectado ao virabrequim, dois ficam no eixo dianteiro. Para alimentar tudo isso, a bateria, localizada na porção central do veículo, utiliza as mesmas células do F1 W08. Tudo opera em 800 volts.
Galeria 1
Tudo isso, no entanto, durará apenas 50 mil quilômetros até que algumas peças necessitem de reposição. Considerando que cada uma das 275 unidades será vendida a um preço de £ 2,37 milhões, algo em torno de R$ 10 milhões, não dá para dizer que ele será a melhor escolha para ir ao mercado fazer as compras.
O lançamento do Project 1 está marcado para 2019, mas é possível que já vejamos um conceito do veículo em setembro, no Salão de Frankfurt.