Microsoft deve revelar sua visão para o Windows 9 em abril deste ano

Por Felipe Gugelmin Valente

13/01/2014 - 05:032 min de leitura

Microsoft deve revelar sua visão para o Windows 9 em abril deste ano

Fonte :

Imagem de Microsoft deve revelar sua visão para o Windows 9 em abril deste ano no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Embora a Microsoft atualmente esteja trabalhando no “Update 1” para o Windows 8.1, a companhia já está planejando a chegada do Windows 9 através de seu sistema de atualizações “Threshold”. Segundo Paul Thurrot, analista que observa a empresa, o novo produto deve ser lançado em abril de 2015, enquanto a conferência Build 2014 (programada para abril deste ano) deve marcar a revelação dos planos que a organização possui para a plataforma.

A expectativa é a de que a companhia utilize a marca Windows 9 como forma de se afastar de alguns pontos bastante criticados no Windows 8. Embora não haja muitos detalhes sobre o que o sistema operacional deve apresentar, informações indicam que a empresa deve investir na interface “Metro 2.0” como forma de aprimorar seu sistema de “azulejos” e fortalecer seu sistema proprietário de distribuição de aplicativos.

Rumores também indicam que a Microsoft pode estar planejando uma separação dos softwares “estilo Windows 8” que permitiria rodá-los em uma janela separada do modo desktop tradicional. Além disso, o Menu Iniciar deve retornar com força na nova versão do sistema operacional, embora haja a possibilidade de que a empresa já realize essa transição no “Update 2” para o Windows 8.1 (cujo lançamento está programado para o final de 2014).

Desenvolvimento deve começar após a Build 2014

O processo de desenvolvimento do Windows 9 deve passar por três marcos principais, embora não esteja claro quais deles serão disponibilizados ao público. A incerteza se deve ao fato de a Microsoft ainda estar elaborando o processo de criação do sistema operacional, que só deve começar a ser feito após discussões realizadas na conferência Build 2014, cujo principal objetivo será despertar a atenção do público com o anúncio das mudanças da nova plataforma.

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

O sucesso da nova versão do sistema operacional deve ser essencial para o futuro da companhia, que cada vez mais investe na integração entre tablets e desktops convencionais. Caso o sucessor do Windows 8 apresente melhorias substanciais, ele pode acabar relegando a versão atual do sistema ao mesmo patamar do Windows Vista que, embora duramente criticado até hoje, abriu caminho para o lançamento do elogiado Windows 7.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também