Melhores filmes LGBTQIA+ lançados em 2022

Por Matheus Rocha da Silva

26/12/2022 - 09:004 min de leitura

Melhores filmes LGBTQIA+ lançados em 2022

Fonte :  Film Constellation 

Imagem de Melhores filmes LGBTQIA+ lançados em 2022 no tecmundo

Anualmente, milhares de filmes incríveis são lançados em diversos países. Dentro desse contexto, produções com temática LGBTQIA+ também surgem em diferentes territórios para mostrar como esses personagens vivem em meio a conflitos que geram sequências muito interessantes.

Pensando sob esse aspecto, abaixo, você poderá conferir uma lista de recomendações de alguns dos melhores filmes cujos personagens principais são membros dessa comunidade tão diversa. Aproveite!

10. Tudo é Possível

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)

No longa-metragem do Amazon Prime Video, Kelsa (Eva Reign) é uma adolescente trans que, certo dia, é surpreendida com a aproximação do tímido Khal (Abubakr Ali). Acontece que o garoto sempre se sentiu atraído por ela e, por meio de um fórum online, foi encorajado a chamá-la para sair.

9. Mais que Amigos

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)

Na trama dessa comédia romântica, Bobby Leiber (Billy Eichner) conhece Aaron (Luke Macfarlane) de um jeito bastante inesperado. Porém, aos poucos, os dois constroem uma amizade curiosa, na qual há espaço para que suas vulnerabilidades mais profundas sejam expostas gradativamente.

A partir disso, com opiniões colocadas à mesa, eles percebem que estão apaixonados um pelo outro, mas ainda não sabem como podem fazer o relacionamento iminente dar certo.

  • O filme ainda não está disponível em plataformas digitais.

8. Fire Island: Orgulho & Sedução

(Searchlight Pictures/Reprodução)(Searchlight Pictures/Reprodução)

Localizada na região de Nova York, a famosa Fire Island Pines é palco de diversas aventuras para pessoas da comunidade LGBTQIA+, funcionando até mesmo como um refúgio. 

E quando os melhores amigos Noah (Joel Kim Booster) e Howie (Bowen Yang) se deslocam até lá para curtirem um tempo juntos, ambos descobrem questões muito mais complexas sobre seu grupo social, fazendo-os refletir a respeito de suas próprias vivências.

7. Lonesome

(M-Appeal/Reprodução)(M-Appeal/Reprodução)

Inicialmente ambientado na zona rural australiana, o filme dirigido por Craig Boreham apresenta o jovem Casey (Josh Lavery), que decide se mudar para Sydney depois de revelar à sua família que é um homem gay e não ter nenhum tipo de apoio. 

A partir disso, o personagem passa por uma jornada de autoconhecimento, percebendo que assumir sua solitude pode ser mais difícil do que imagina.

  • O filme ainda não está disponível em plataformas digitais.

6. Am I OK?

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Mesclando comédia com diversos momentos dramáticos, o filme dirigido por Tig Notaro e Stephanie Allynne com roteiro de Lauren Pomerantz é estrelado por Dakota Johnson como Lucy, uma mulher na faixa dos 30 anos que acredita ser lésbica, e Sonoya Mizuno como Jane, sua melhor amiga. 

Depois de diversos encontros frustrados com homens, Lucy percebe que o principal motivo para o desastre é o fato de gostar de mulheres. Com a ajuda de Jane, portanto, ela tenta entender seus próprios desejos.

  • O filme ainda não está disponível em plataformas digitais.

5. Paloma

(Pandora Filmes/Reprodução)(Pandora Filmes/Reprodução)

Lançado em novembro deste ano, o novo longa-metragem do cineasta pernambucano Marcelo Gomes foca em Paloma (Kika Sena), uma mulher trans que deseja ter um casamento tradicional na igreja

Ela é noiva de Zé e trabalha como agricultora em uma plantação de mamão. Porém, o padre local não aceita seu desejo e, para isso, ela precisará lutar bastante para conseguir o que quer.

  • Assista ao filme no Globoplay.

4. Laços de Afeto

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)

Com toques de humor e muita reflexão, o filme italiano da Netflix se desenvolve a partir da visão de Leone (Francesco Gheghi), que é filho de dois pais gays, Simone (Francesco Scianna) e Paolo (Filippo Timi). 

Quando ele decide fazer um documentário descontraído sobre sua família, muitas questões decisivas surgem em seu cotidiano, mostrando como a sociedade pode ser cruel com quem é diferente.

  • Assista ao filme na Netflix.

3. Os Primeiros Soldados

(Olhar/Reprodução)(Olhar/Reprodução)

Ambientado no Brasil dos anos 1980, a crise do HIV é retratada no longa-metragem de Rodrigo de Oliveira de um jeito muito interessante. 

O filme se inicia em Vitória, capital capixaba, no réveillon de 1984, quando os amigos Suzano (Johnny Massaro), Rose (Renata Carvalho) e Humberto (Vitor Camilo) celebravam suas vidas sem ter ideia sobre o que viria pela frente.

  • O filme já está disponível para aluguel em plataformas digitais.

2. Peter von Kant

(Diaphana/Reprodução)(Diaphana/Reprodução)

Contando com a direção de François Ozon, em seu novo projeto, o público conhece mais sobre a figura de Peter von Kant (Denis Menochet), um cineasta rabugento que, ao conhecer Amir (Khalil Ben Gharbia) e se apaixonar por ele, decide fazer do garoto uma grande estrela. 

Porém, seu assistente Karl (Stefan Crepon), que é constantemente humilhado em sua própria casa, parece não estar de acordo com essa ideia.

  • O filme ainda não está disponível em plataformas digitais.

1. Joyland

(Film Constellation/Reprodução)(Film Constellation/Reprodução)

Para fechar a lista, é preciso falar de uma das produções mais delicadas e profundas do ano. Em Joyland, um filme paquistanês, os espectadores são apresentados à família Rana, cujo patriarca deseja ter um neto homem. Com essa ideia, ele tenta atingir o psicológico Haider (Ali Junejo), seu filho mais novo, e Mumtaz (Rasti Farooq), sua nora.

No entanto, Haider conseguiu um emprego em um teatro, cujos espetáculos de danças eróticas fazem muito sucesso. Inclusive, por lá, o rapaz conhece Biba (Alina Khan), uma mulher trans, e se apaixona perdidamente por ela.

  • O filme ainda não está disponível em plataformas digitais.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para receber mais recomendações de filmes interessantes como esses! 

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por Matheus Rocha da Silva

Especialista em Redator

Redator, roteirista e produtor audiovisual. Graduado em Cinema e Audiovisual, desenvolve pesquisas acadêmicas na área de estudos da cultura e comunicação audiovisual.


Veja também


Fontes

Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.