A Tragédia do Voo 447: relembre o acidente tema do documentário no Globoplay

Por Felipe Gugelmin Valente

05/06/2024 - 09:202 min de leitura

A Tragédia do Voo 447: relembre o acidente tema do documentário no Globoplay

Fonte :  Reprodução/CNN Brasil 

Imagem de A Tragédia do Voo 447: relembre o acidente tema do documentário no Globoplay no tecmundo

No dia 31 de maio de 2009, o Airbus A330-203 partiu da cidade de Rio de Janeiro rumo a Paris, capital da França, mas nunca chegou a seu destino. Pouco mais de três horas após sua decolagem, o avião teve seu último contato com os controladores de voo brasileiro, e sua tripulação nunca mais foi ouvida.

A viagem trágica virou tema do documentário Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447, produzido pela Globoplay. Lançado no mesmo dia em que o acidente completou 15 anos, a série de quatro episódios entrevista familiares de vítimas, investigadores e especialistas em busca de respostas para o que aconteceu e os impactos que o evento deixou.

Voo 447 foi vítima de vários erros

A história do Voo 447 foi marcada por sua queda em meio ao Oceano Atlântico, que matou todas as 228 pessoas que estavam a bordo. Uma investigação feita pela França concluiu que a aeronave ficou em queda livre por pelo menos quatro minutos em meio a uma tempestade. Embora seus motores não tenham deixado de funcionar, suas asas não conseguiam captar ar o suficiente para mantê-la no ar.

O relatório sobre o caso também aponta que a tripulação não conseguiu lidar bem com a situação, graças a problemas envolvendo os sensores do veículo e falta de treinamentos adequados. Como os aparelhos haviam sido congelados durante a tempestade, os tripulantes não tinham informações precisas para ajudá-los a lidar com a situação.

No entanto, o relatório final de 2014 atribuiu à tripulação a maior responsabilidade sobre a queda do voo. Segundo a França, uma mistura entre erros humanos, falhas técnicas, procedimentos inadequados e condições meteorológicas adversas acabaram resultando na grande tragédia.

Queda contribuiu para a melhoria na aviação comercial

Um caso aberto contra a Air France e a Airbus, finalizado em 2013, resultou na absolvição das empresas, acusadas de homicídio culposo e negligência. A decisão enfureceu as famílias das vítimas, com muitos de seus relatos fazendo parte do documentário produzido pela Globoplay.

Tragédia mudou a avião internacionalTragédia mudou a avião internacional

A queda do Voo 447 acabou contribuindo para melhorias na aviação comercial, incluindo a implementação de melhores treinamentos relacionados à perda de controle de uma aeronave. O acidente também resultou em um aumento do tempo de emissão do sinal de caixas pretas e na implementação de planos de salvamento e resgate entre Brasil e Senegal.

Além disso, voos comerciais passaram a fazer a transmissão simultânea de suas geolocalizações e foi tornado obrigatório o uso do sistema Controller Pilot Data Link Communications (CPDLC). Ele permite o envio fácil de mensagens de texto pré-formatadas por todas as aeronaves que cruzam o Oceano Atlântico.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.