7 HQs da Marvel pra quem quer começar a ler quadrinhos

Por Felipe Gugelmin Valente

31/08/2024 - 13:003 min de leitura

7 HQs da Marvel pra quem quer começar a ler quadrinhos

Fonte : Divulgação/Marvel

Celebrando 85 anos de existência no dia 31 de agosto, a Marvel Comics tem um extenso catálogo de quadrinhos e muitas histórias consideradas clássicas. Até mesmo por isso, pode ser um pouco difícil saber por onde começar seu processo de leitura e ficar atualizado com os principais heróis da empresa.

Também não ajuda muito o fato de que, durante as décadas, a empresa já fez vários reboots, mudou a personalidade de personagens e até mesmo criou linhas paralelas com características totalmente únicas. Assim, preparamos uma pequena lista com sugestões que podem ser uma boa porta de entrada para a editora, assim como algumas recomendações:

Não tente ler todo o catálogo da Marvel desde o começo como seu ponto de entrada;

  • Escolha um super-herói favorito e se dedique a ele;
  • Ler fora de ordem cronológica não tem problema;
  • Só vá atrás de grandes sagas e conexões se sentir confortável

7 HQs da Marvel para começar a ler quadrinhos

Ultimate Spider Man

Ultimate Spider Man é uma ótima forma de conhecer o personagem
Ultimate Spider Man é uma ótima forma de conhecer o personagem

Publicada entre os anos 2000 e 2011, Ultimate Spider Man foi um reboot completo do famoso personagem, que foi reimaginado para audiências modernas. Elementos como o Tio Ben e a Tia May ainda estão presentes, mas vilões como Venom e o Duende-Verde ganharam origens e características bem diferentes.

Embora seja uma tarefa complicada encarar as 160 edições, elas dão uma boa base para entender como é a versão atual do herói e de seu universo. Além disso, elas ajudam a descobrir as origens de Miles Morales, que se tornou um dos personagens mais queridos da editora.

O Gavião Arqueiro de Matt Fraction

Matt Fraction escreveu uma ótima fase com aspectos mais
Matt Fraction escreveu uma ótima fase com aspectos mais "pés no chão"

Também conhecido como o Volume 4 de Gavião Arqueiro, o arco de histórias desenvolvida por Matt Fraction chama atenção por explorar o lado mais humano de Clint Barton e sua relação com a jovem Kate Bishop. A história publicada entre 2012 e 2015 serviu inclusive como base para a série live action do personagem produzida pela Disney+.

Dinastia X e Potências de X

Os mutantes foram totalmente redefinidos por Jonathan Hickman
Os mutantes foram totalmente redefinidos por Jonathan Hickman

Os X-Men passaram por várias transformações desde sua estreia, sendo que a mais recente (e provavelmente a mais impactante) delas foi conduzida por Jonathan Hickman. Os arcos são quase um reboot dos mutantes, que passaram a habitar a ilha inteligente conhecida como Krakoa, considerada um mundo à parte de qualquer outra nação.

As histórias mostram que o famoso grupo fez as pazes com antigos inimigos e está disposto a agir de maneira mais individualista diante de um universo que nunca o compreendeu. Brincando com questões como mortes e ressureições, os arcos são uma bela porta de entrada para entender o estado atual do grupo.

Thor, o Deus do Trovão

O Thor dos quadrinhos é bem diferente daquele visto nos filmes
O Thor dos quadrinhos é bem diferente daquele visto nos filmes

Criada por Jason Aaron e Esad Ribic, o arco é uma boa introdução ao herói nórdico, que nos quadrinhos é bem diferente de sua versão brincalhona dos filmes. Ele mostra três versões do personagem se unido para lutar contra Gorr (que já apareceu no MCU) em um arco de histórias que é elogiado até os dias atuais.

Vingadores: The Final Host

A história traz os Vingadores de volta à sua dinâmica clássica
A história traz os Vingadores de volta à sua dinâmica clássica

Escrita por Jason Aaron e ilustrada por Ed Mcguinness, a saga de 2018 volta ao básico ao reestabelecer o Capitão América, o Homem de Ferro e Thor como sustentação do maior grupo de heróis de todos os tempos. Eles precisam se unir a aliados inusitados para lutar contra os Celestiais Sombrios, em uma trama que é bem fechada em si mesma e não depende de décadas de cronologia para funcionar bem.

Capitão América: A Saga do Soldado Invernal

Ed Brukaber deu a cara atual do Capitão América
Ed Brukaber deu a cara atual do Capitão América

Surgida das mãos de Ed Brubaker e Steve Epting, a saga do Soldado Invernal mostra o Capitão América lutando novamente contra o Caveira Vermelha, novo dono do perigoso Cubo Cósmico. A saga é importante porque definiu o personagem como alguém que vai além de ser uma “bandeira ambulante” e também por ter trazido um Bucky Barnes transformado, que até hoje tem grandes impactos sobre o universo Marvel.

Desafio Infinito

Desafio Infinito é um clássico que funciona bem até os dias atuais
Desafio Infinito é um clássico que funciona bem até os dias atuais

A saga mais antiga de nossa lista de sugestões também é uma das mais importantes, tendo servido como uma das bases do MCU. Nela, os maiores heróis da editora precisam se unir para deter Thanos que, cortejando a Morte, usa as seis Joias do Infinito para matar a metade da vida do universo. Caso ele não seja detido a tempo, os estragos que ele causou podem ser ainda maiores e mais duradouros.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o melhor ponto de começar, a própria Marvel possui em seu site oficial uma extensa lista de recomendações. Nos Estados Unidos, a empresa oferece a maior parte de seu catálogo antigo no app Unlimited que, ao custo de US$ 10 mensais (R$ 56) permite ler mais de 30 mil obras de diferentes personagens e épocas do tempo.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.