9 heróis da DC que viraram vilões e talvez você não saiba

Por Felipe Gugelmin Valente

22/09/2024 - 09:004 min de leitura

9 heróis da DC que viraram vilões e talvez você não saiba

Fonte : Divulgação/DC Comics

Fundada em 1934 com o nome National Allied Publications, a DC Comics chegou a seus 90 anos com fôlego de adolescente e continua sendo casa de alguns dos principais personagens do mundo. Com nomes como Batman e Superman em seu portfólio, ela já provou diversas vezes que consegue criar clássicos inesquecíveis que permanecem relevantes décadas após suas publicações originais.

Ao mesmo tempo em que a empresa se especializou em narrar histórias de heroísmo, ela também já transformou alguns de seus principais símbolos da justiça em vilões. Seja em histórias alternativas ou em arcos oficiais, muitos de seus principais heróis já demonstraram momentos de fraqueza em que “trocaram de lado”.

Vasculhamos o extenso catálogo da DC e selecionamos alguns exemplos de algumas de suas principais figuras que já pisaram do lado errado da lei. Enquanto a maioria voltou às suas origens, alguns deles continuam tendo um “pezinho” em lugares mais sombrios que não condizem com quem diz lutar contra o crime.

9 heróis da DC que viraram vilões e talvez você não saiba

Hal Jordan, o Lanterna-Verde

Hal Jordan assumiu a identidade de Parallax durante alguns anos
Hal Jordan assumiu a identidade de Parallax durante alguns anos

Considerado por muitos como o maior Lanterna-Verde da história, Hal Jordan acabou sucumbindo a seu lado sombrio. Repreendido por usar o poder de seu anel para ganhos pessoais, ele vai até o planeta Oa e mata sem nenhuma pena boa parte dos Guardiões e de seus colegas de corporação.

Logo depois, ele assume o nome de Parallax, ganhando cabelo grisalhos no processo, antes de ser morto em uma grande batalha. Anos depois, a DC revelou que o herói havia sido possuído pela impureza amarela que vivia na grande bateria que dá origem aos poderes dos lanternas-verdes e reviveu o herói de forma marcante no começo dos anos 2000.

Jason Todd, o segundo Robin

O Jason Todd revivido virou um personagem popular
O Jason Todd revivido virou um personagem popular

Depois de o primeiro Robin virar o Asa Noturna e começar a ter aventuras com os Jovens Titãs, Batman voltou a ser uma figura mais sombria e violenta. Para dar uma renovada no personagem, a DC Comics fez com que ele escolhesse um novo companheiro na forma do revoltado Jason Todd — que não agradou e, após uma votação feita entre fãs, acabou morto pelo Coringa.

Anos depois, o antigo companheiro do Homem-Morcego foi revivido em uma trama complexa e bizarra que envolvia uma versão alternativa do Superboy dando socos na realidade. Como Capuz Vermelho, ele começou como um vilão que matava os criminosos de Gotham e quase exterminou seu mentor. Atualmente, ele continua tendo um lado mais rebelde e é tratado como um anti-herói dentro do universo da editora.

Superboy

O Superboy-Prime foi um resultado inesperado da Crise nas Infinitas Terras
O Superboy-Prime foi um resultado inesperado da Crise nas Infinitas Terras

Quando Crise nas Infinitas Terras foi publicada em 1985, ela surgiu com o objetivo de simplificar as histórias da editora e colocar seus principais personagens no mesmo universo. Esse processo, que foi revertido anos depois, também gerou a versão do Superboy conhecida como Superboy-Prime.

Um dos poucos sobreviventes da Terra-Prime, ele ficou preso em um limbo após a conversão de realidades, as observando de longe enquanto se revoltava por seu destino. Isso fez com que ele se transformasse em um grande vilão capaz de alterar a realidade (o que ajudou a reviver Jason Todd) que tem como característica mais perigosa a crença de que está fazendo o bem.

Aquaman

O Aquaman pode ser bem temível nas mãos do roteirista certo
O Aquaman pode ser bem temível nas mãos do roteirista certo

Figura ridicularizada por alguns fãs da DC, o Aquaman pode se transformar em uma figura muito poderosa e temível nas mãos do roteirista certo. Uma prova disso aconteceu no arco Flashpoint, no qual o herói cresceu em meio à população de Atlântida e nunca teve qualquer convivência ou simpatia pela humanidade.

Envolvido romanticamente com a Mulher-Maravilha, ele declara guerra contra os habitantes da superfície e mata mais de 60 milhões de pessoas na Europa Oriental. Mesmo ao morrer, ele se assegurou que tinha pronto um plano que garantiria o fim da maioria das formas de vida que não habitavam os oceanos.

Mulher Maravilha

Também em Flashpoint, a Mulher Maravilha demonstrou sua capacidade de ser uma guerreira cruel e que não liga muito para a humanidade. Como a Rainha de Themyscira, ela mantém um caso amoroso com o Aquaman e, confrontada por Mera sobre isso, não pensa duas vezes antes de matar a rainha dos mares.

Para tornar as coisas ainda mais complicadas, ela usa publicamente a coroa da antiga monarca, mostrando que não tem qualquer arrependimento por seus atos. Ela e suas amazonas também são responsáveis por matar milhões de humanos comuns e, na batalha final, a personagem também acaba com a vida de Billy Batson, o alter-ego do Capitão Trovão.

Batman

O Batman que Ri é a transformação mais assustadora de um herói
O Batman que Ri é a transformação mais assustadora de um herói

Várias das histórias da Liga da Justiça mostram que o Batman, apesar de não ter poderes, poderia ser o vilão mais mortal de todos os tempos. Afinal, usando sua inteligência e recursos, ele criou planos de contingência para deter — ou matar — todos os seus companheiros de equipe caso isso um dia seja necessário.

Na história O Batman que Ri, ele demonstra esse potencial ao ser injetado por uma toxina do Coringa que o enlouquece. Com muita inteligência, força sobrehumana e um grande sadismo, ele exterminou seus companheiros de equipe e fez o Superman e a Supergil enlouquecerem e matarem suas famílias com as próprias mãos.

Arqueiro Verde

O Arqueiro Verde não é visto como um grande herói no momento atual
O Arqueiro Verde não é visto como um grande herói no momento atual

Uma das transformações mais recentes aconteceu com Oliver Queen que, com seu jeito anárquico, já bateu de frente com muitos de seus colegas. Vendo que muitos de seus companheiros de Liga da Justiça subestimam a humanidade, ele decidiu unir forças com Amanda Weller, agente governamental ligada ao Esquadrão Suicida.

Com a ajuda do herói, ela conseguiu se infiltrar nas bases e canais de comunicação do grupo, cujos membros acabaram sendo perseguidos e aprisionados. Apesar de o personagem não poder ser considerado exatamente um vilão, ele não é visto exatamente de forma positiva pelos outros combatentes da justiça.

O Caçador de Marte

O Caçador de Marte vira um vilão temível após perder seu medo do fogo
O Caçador de Marte vira um vilão temível após perder seu medo do fogo

O alienígena conhecido como o Caçador de Marte sempre teve poderes comparáveis ao Superman, mas tinha potencial para ser ainda mais temível que ele. Com superforça, capacidades telepáticas e a habilidades de modificar seu corpo, o personagem tinha o temor ao fogo como sua única grande fraqueza.

No momento em que ele conseguiu superar essa limitação, ele também acabou liberando a personalidade escondida conhecida como Fernus. Brutal, sádico e praticamente invencível, ele conseguiu derrotar a Liga da Justiça diversas vezes, chegando inclusive a destruir boa parte do planeta através do acionamento de várias bombas atômicas.

Superman

Enquanto várias versões malignas do Superman existem em dimensões paralelas, a mais conhecida delas é que a estrela Injustice. A história, que virou game e animação, mostra como um “dia ruim” na vida do herói foi suficiente para transformá-lo em um tirano que usa seus poderes imensos para impor a ordem na base do medo.

O personagem começa a seguir um caminho sombrio após matar acidentalmente Lois Lane, que estava grávida dele — e deixar a cidade de Metropolis explodir logo depois. A principal resistência ao vilão é Batman, que reúne um exército de super-heróis e super-vilões para tentar retornar alguma normalidade ao mundo.

Cupom Max

É fã dos heróis e vilões da DC? Confira as melhores produções na Max. Use o cupom Max para um desconto especial na sua assinatura!


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.