Volvo anuncia o caminhão elétrico VNR com programa de suporte

Por Ramalho Lima

17/02/2020 - 12:302 min de leitura

Volvo anuncia o caminhão elétrico VNR com programa de suporte

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Imagem de Volvo anuncia o caminhão elétrico VNR com programa de suporte no tecmundo

A Volvo anunciou um novo caminhão elétrico, o VNR Electric. O veículo faz parte do programa Lights (Low Impact Green Heavy Transport Solutions, ou soluções de transporte pesado verde de baixo impacto, em português), que a companhia vai implantar no sul da Califórnia, e que tem o objetivo de apoiar um ecossistema eletrificado para permitir o tráfego e manutenção dos VNR Electric na região.

Volvo VNR Electric

O VNR Electric é baseado no VNR, um caminhão com aparência semelhante, mas que usa combustível comum. Visualmente, a maior diferença entre eles é a pintura.

Fonte: CNET/Reprodução

O VNR Electric mantém o motor elétrico e as baterias no mesmo lugar onde fica o motor a diesel e o tanque de combustível da versão não elétrica.

Segundo o CNET, o caminhão é extremamente silencioso e de fácil direção, além de confortável e eficiente. A partida é facilitada pelo torque elétrico e os freios a disco seguram o tranco de pará-lo em pouquíssimo tempo, caso seja necessário. A Volvo não compartilhou muitas especificações do veículo, assim como não falou no preço. O que se sabe é que ele só deverá ser comercializado no final deste ano.

Programa Lights

Enquanto o VNR Electric não chega às ruas, a Volvo preparou o programa Lights, que se será implementado no sul da Califórnia. O Lights é uma parceria envolvendo investimentos privados e públicos, que permitirá instalar uma infraestrutura completa de suporte para o caminhão elétrico, incluindo carregadores de rua e mecânicos aptos a lidar com veículos elétricos em toda a extensão de tráfego prevista para o caminhão. Até um curso que dá certificação de manutenção no VNR-E será introduzido em duas universidades da região.

Fonte: CNET/Reprodução

A empresa pretende instalar carregadores rápidos de 600 kW, que podem fornecer até 120 quilômetros a cada hora de carga, ao invés dos convencionais, com apenas 40 quilômetros por hora de carga.

O programa vai se estender do porto de Long Beach para dentro do estado, cobrindo vários locais com concentração de armazéns.


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


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